Pular para o conteúdo principal

Venda em inglês mesmo sem funcionários treinados para tanto

Resumo: Está chegando a Copa do Mundo e você percebeu que não tem pessoas capacitadas para vender em inglês na sua empresa. E agora?

Caro empresário, capacitar pessoas para apresentar produtos e serviços em inglês não é tarefa fácil. No mercado você encontra “treinamentos” de vendas na língua inglesa, de aproximadamente 60 horas. Ora, se os seus vendedores em geral não são qualificados para vender em português, qual o milagre que os fará vender em língua inglesa, quando sabidamente um bom curso de inglês envolve anos de estudos na língua para se adquirir fluência?

Não existe milagre. Ou você tem vendedores fluentes na língua ou o que conseguirá é fazer uma descrição básica descritiva, além da conversão de seus preços para dólar ou euro, sempre torcendo pela boa vontade do turista em adquirir o que lhe é ofertado sem que este compreenda bem os diferenciar do seu produto/serviço.

É possível mudar este quadro sem altos investimentos? Sim, use a tecnologia a seu favor!

Uma tecnologia muito difundida no exterior é o QR Code (caso não conheça, segue um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=ORzkxRVNZo4 )

Com o QR Code, uma espécie de código de barras em 3D, você disponibiliza ao seu cliente um link para informações sobre o seu produto/serviço na internet. Essas informações podem estar em formato texto, áudio, vídeo ou qualquer outro que você julgar interessante disponibilizar para acesso em um smartphone.
Quando o turista visualizar o QR Code em seu produto, cardápio, folder, etc, este poderá ter acesso rápido a todas as informações que precisa para tomar sua decisão de compra!

Um vídeo em inglês pode substituir a argumentação do seu vendedor. Selecione seus principais produtos/serviços e monte sua apresentação em inglês (ou outras línguas, de acordo com seu público-alvo). Acrescente poder de argumentação às suas vendas!

Nos roteiros que eu desenvolvo para meus clientes, procuro utilizar técnicas de neuromarketing para aumentar a persuasão da venda. Porém, se você não tem como investir em um roteiro de venda qualificado, uma equipe de filmagem e um ator fluente em língua inglesa, faça algo básico que apresente os diferenciais de seu negócio, produto e serviço, mesmo que de forma “caseira”, e tenha um diferencial crucial para aumentar suas vendas!

Se optares por esta sugestão, lembre: é muito importante que seu estabelecimento possua wi fi para garantir que o turista tenha acesso à internet para visualizar seu conteúdo.


Good sales!

Alex Kunrath
Consultor Sênior IDAti
alex@idati.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual de Vendas Externas

Um cliente me solicitou um modelo de manual de vendas externas, focadas em vendas de cursos, desde técnicos até mestrados. Abaixo segue uma linha básica deste manual, sendo focado em vendedores de pouca experiência e de segundo grau. Uma boa revisão de diversos pontos sobre a arte das vendas. Aproveite.
____________________________________; MANUAL DE VENDAS - GERAL
                                               Introdução:
    Existe alguma fórmula secreta que transforme atendentes em vendedores? Será que existe o dom em certas pessoas que receberam a dádiva da venda? A resposta é não.     Então, o que torna uma pessoa interessada em negociações em um vendedor? Carisma, persistência, força de vontade ... são excelentes características para um vendedor, mas não são o que o torna um profissional de sucesso. Pense em um esportista: é uma pessoa com um dom, mas sem muito treino e prática nunca será um profissional, quanto mais um destaque em sua área.     É por isso que elaboramos este M…

Tartarugas sobre Postes

Muitas vezes cedemos ao impulso de sobrevalorizar pessoas nas quais confiamos. Escolhemos pessoas que nos são caras, que criaram um vínculo emocional conosco. E que se tornam leais com o passar do tempo, parceiras em momentos de necessidade. Pessoas que devem sim ser valorizadas. Mas quando você valoriza essa pessoa, está pensando na organização ou nos seus valores pessoais? Perceba, pessoas possuem perfis ou afins ou díspares. E não é porque não temos uma boa comunicação com uma pessoa de um perfil antagônico ao nosso que ela se torna menos competente. Assim como pessoas que criam afinidade, elos emocionais conosco, não necessariamente são mais competentes. Gestão envolve decidir. E nem sempre estamos preparados para decidir corretamente. Humanos são seres extremamente sociais. E afinidades são caras para nós. Então quando surge uma boa oportunidade de promover alguém da sua equipe você simplesmente pesa mais afinidades que competências. Afinal, por que premiaria aquela pessoa insuportáve…

Trabalho Prisional: Responsabilidade Social e Vantagem Competitiva

Como utilizar a mão-de-obra prisional? quais as vantagens para os presos e para a empresa? sua empresa será Responsável Social se incluir o trabalho prisional em sua sistemática produtiva? o que você lucra com isso? Esse é um guia sobre o trabalho prisional e sobre sua utilização por parte de uma empresa.


A alta tributação imposta pelo Estado brasileiro exige das empresas a busca pela eficiência, com custos cada vez mais reduzidos e preços cada vez mais competitivos. Países em desenvolvimento tornaram-se concorrentes na busca por espaços no mercado mundial, principalmente porque muitos destes são regidos por legislações mais flexíveis, favoráveis às empresas locais, as quais obtêm vantagens tributárias e trabalhistas que se refletem em produtos de baixo custo e alta competitividade.
Concomitantemente, cresce no Brasil o movimento da Responsabilidade Social. A população brasileira está cada vez mais atenta à participação das empresas em atividades dessa natureza. O desenvolvimento socia…