Pular para o conteúdo principal

Entrevista - FECOMÉRCIO RS



A Revista da Fecomércio RS conta com a participação do Consultor Sênior da IDAti, Alex Kunrath. 



Segue a íntegra da entrevista:

Na sua opinião, o que mais leva um estabelecimento a perder uma venda? Por quê?

Não existe um único fator determinante para se perder vendas e sim um conjunto de fatores.

Vamos lá:

Muitos se lembram do tempo onde se compravam produtos em mercearias. O dono do estabelecimento atendia aos clientes, chamava pelo nome, conhecia toda a família e orientava sobre “novidades” que estava vendendo em seu estabelecimento. Muitos compravam no “caderninho” para acertar no final do mês. O que vemos aqui? A importância do relacionamento nas ações comerciais. E grandes empresas estão buscando voltar a se relacionar com seus clientes em vendas diretas. Perceba: cada vez mais as empresas querem saber mais sobre você e indicar produtos dentro de suas expectativas. Elas querem a volta do relacionamento!

O comércio precisa se adaptar aos tempos modernos. Hoje nós podemos comprar absolutamente tudo pela internet. E obviamente com preços mais acessíveis. Comerciantes: os seus clientes no futuro dependerão do seu relacionamento com eles hoje.

A fidelização é o resultado de atendimento qualificado e personalizado. Quando não temos uma estratégia clara de atendimento, uma conduta de acolhimento a nossos clientes e um conjunto de informações que os auxilie em suas compras, temos uma empresa potencialmente perdedora de clientes.

O que é mais importante: layout atrativo, organização, equipe bem qualificada, promoções? Como executar tudo isso de maneira eficaz?

Tudo que mencionaste é importante. Vamos por partes:

Layout atrativo, organização ... para quem? É necessário que o empresário perceba que a loja precisa ser adequada ao seu público-alvo. O modo como você dispõe produtos, estrutura sua loja e distribui seus vendedores é muito importante.

Existem diversas técnicas de indução de compras apenas pela distribuição de produtos e mesmo pelo aroma e sonorização da loja. Porém, se queremos nos relacionar com nossos clientes, precisamos que estes se sintam em harmonia com nosso estabelecimento. Por isso é tão importante definir para quem montamos a loja. Não é o gosto do empresário, é o dos seus clientes que mais pesa neste momento.

Definido o seu DNA, a maneira como você quer se apresentar e interagir com seus clientes, você está pronto para promover seu estabelecimento. Foque sua divulgação exatamente em seu público-alvo.

A questão chave da promoção não é o meio que você vai utilizar para divulgar seu negócio, e sim conseguir quantificar os resultados da promoção.

Se vai fazer um panfleto, anunciar em jornal ou mesmo na internet, o importante é que você consiga quantificar o retorno de cada uma das ações. E este é o problema da promoção da maioria das empresas, onde se investe sem saber os resultados deste investimento. Concentre-se em criar mecanismos que permitam você saber quanto do seu investimento se reverteu em receitas financeiras.

 A cada real investido em promoções qual foi seu lucro?

Agora, claro que é vital ter pessoas bem qualificadas em seu estabelecimento. Porém, já fiz a seleção de centenas de vendedores ... e quem normalmente se candidata as vagas são pessoas que não querem seguir carreira em vendas. Seria engraçado se não fosse trágico:

A maioria dos vendedores que trabalham no comércio estão vendedores, não querem seguir carreira na área.

Portanto amigo empresário, aqui vai uma dica que pode potencializar seu negócio: quando selecionar pessoas, dê mais valor às paixões do candidato do que propriamente ao seu currículo. Explico: um entusiasta de informática vai poder falar com muito mais propriedade sobre soluções para um cliente em uma loja de informática. E, principalmente, com mais convicção. Uma pessoa que adora crianças vai saber lidar melhor com vendas de brinquedos. Alguém que adore sua marca de sorvete vai passar paixão pelo seu sorvete ao vender. Pense nisso quando for contratar um novo colaborador.


É mais comum a loja perder a venda porque o cliente não encontrou o que queria, ou porque não foi bem atendido? Também há casos em que oportunidades de venda não são exploradas pela própria loja, pois não se oferece um outro produto ou solução para o consumidor, por exemplo. Nesses casos, o que se deve fazer?

Com certeza a maior causa de perda de vendas de ocasião é o mau atendimento. Existem necessidades e desejos. Necessidades são efetivamente o que a pessoa precisa, como por exemplo: se vestir, comer, se abrigar, se deslocar, se comunicar, etc. Desejos são a forma como a pessoa gostaria de fazer isso. No caso das roupas: qual tipo de roupa, marca, opinião dos amigos, o que se usa na novela, tendências das revista e desfiles internacionais, blogs de moda na internet, etc. Tudo isso pesa na decisão de compra movida por desejos.

O papel do bom vendedor é descobrir as reais necessidades e desejos do cliente. Perceba: nem sempre o cliente sabe qual o melhor produto para sua realidade e o vendedor deve estar preparado para auxiliá-lo neste processo de definição da melhor compra, sem estar focado simplesmente no resultado financeiro, e sim na satisfação deste cliente.

Para tanto, qualifique seus vendedores, os torne experts nos seus produtos e serviços. Invista em treinamento. Se não tiver verba para tanto, busque artigos, vídeos notícias ... enfim,  tudo que pode ajuda-los a conhecer melhor a carreira de vendedor. Em 2012 tive a alegria de ter o Manual de Vendas mais lido da internet no Brasil. Está online à sua disposição amigo empresário, de graça. O mais importante é você participar da formação dos seus vendedores, fazendo com que eles percebam a grande oportunidade de crescimento que a área de vendas oferece.

Fidelize também seus vendedores.

Fica à vontade para acrescentar algo que tu aches pertinente para o assunto.

É importante ressaltar o papel da tecnologia no comércio atual. Nem sempre é possível ter experts em produtos no seu estabelecimento, portanto recomendo a aplicação de QR Codes em seus produtos. Estes códigos possibilitam que um cliente, via smartphone, conheçam mais sobre as características e as diversas utilizações dos mesmos.

Em suas promoções, criem mecanismos de controle: Panfletos numerados por regiões, cupons de desconto em anúncios físicos e códigos promocionais em materiais digitais. E lembre: a melhor propaganda é a indicação dada por um cliente a outro potencial.

Em suas vendas, busque compreender o porquê de não finalizar a venda de certos produtos. Este tipo de análise garante ações mais eficientes de vendas, assim como novas práticas de abordagem de produtos e serviços.

Um abraço e boas vendas!


A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.



Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:



Postagens mais visitadas deste blog

Não existem atalhos para o Gestor

Está cada vez mais comum e crescente a busca por soluções mágicas para os negócios. E isso está mais relacionado com a incapacidade pessoal dos gestores e empreendedores que com a validade de formalismos. Qual a grande evolução gerencial das últimas décadas?  Pessoas são um desafio constante, a execução de estratégias, formar um ambiente inovador na sua empresa, redesenhar e agilizar processos, satisfazer e captar clientes cada vez mais exigentes. Isso não é novidade.   A novidade é que existe um verdadeiro deserto de ideias realmente inovadoras e que se enquadrem nos moldes de cada organização. Cada empresa é única. Pessoas são únicas. Estratégias são altamente complexas se configuradas envolvendo diversas áreas e especificidades.   Isso cria uma fórmula de sucesso. Foco, interação entre áreas, pessoas altamente engajadas com o futuro organizacional.  Mas essa estrutura de inovação constante é rara devido à alta complexidade de alinhamento. Buscar alinhar a orga

Apple: a Maçã apodreceu?

Perfis de liderança: o caso da Apple Nesse artigo vamos analisar perfis clássicos de liderança, fugindo dos modelos atuais de autoajuda empresarial. Nos anos 60, Antony Jay, um dos mais brilhantes pensadores da gestão moderna, descreveu 3 tipos de gestores: Iode, Comissário e Híbrido. O Gestor Iode O Iode é um profissional altamente criativo. Sua capacidade de criar é muito acima da média. Porém, não se trata de um executor de tarefas e sim um criador de tendências e modelos. O Gestor Comissário O Comissário é um gestor extremamente abnegado às tarefas e prazos, sendo um gestor capaz de produzir o objetivo fixado de forma pragmática e dentro de prazos. Sua visão de processos é ímpar. Porém, não se trata de um profissional criativo, longe disso. O Gestor Híbrido Esse é o perfil mais raro de gestor, sendo capaz de criar e executar tarefas de maneira extremamente competente. Perceba que estamos tratando de 3 perfis de liderança, sendo dois rivais

Já pensou que “pode ser” pode ser muito ruim?

Todas as pessoas que possuem acesso a meios de comunicação no Brasil conhecem a propaganda da Pepsi, onde a empresa utiliza o slogan “Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”, quando um cliente não encontra Coca-Cola e lhe é oferecida a opção Pepsi. Pois bem, essa propaganda está surtindo resultado positivos nas vendas da empresa. Porém, mesmo com bons resultados em curto prazo, um olhar mais crítico pode ser crucial para percebermos os abalos que a marca poderá sofrer em médio e longo prazo. Por que? A resposta é simples: posicionamento. Quando analisamos um pouco sobre a história dos refrigerantes de cola, percebemos que a Pepsi rivalizou por anos com a Coca-Cola pelo domínio do mercado mundial. A “nova geração” enfrentava os “tradicionalistas vermelhos” em uma batalha feroz pela preferência dos consumidores, chegando inclusive a ser o refrigerante mais vendido do mundo por um breve período de tempo. A Pepsi tem em sua história o comercial mais caro já produzido, onde Mi

Como faço para abrir um negócio próprio?

Essa é uma pergunta frequente que recebemos de nossos inscritos. Então mãos à obra! Caso você esteja pensando em abrir um negócio, vamos começar por uma reflexão: No que você é bom? Pode parecer estranha a pergunta, já que vivemos em uma sociedade que reitera o jargão de fazer o que gosta. Mas trata-se de uma pergunta chave. Ninguém deve abrir um negócio em uma área que não domina. Simples assim. Praticamente todas as áreas possuem uma ampla concorrência estabelecida. Então vem aquele velho pensamento de que seu produto ou serviço é diferente do que o mercado oferece. Você prepara o “melhor suco de tangerina com couve do mercado” e ninguém oferece algo assim. Vamos lá: não importa se os concorrentes não oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Importa se sua solução pode ser substituída. ESSA É A BASE DE QUALQUER PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS: SABER NO QUE VOCÊ OU SUA EQUIPE SÃO EXCELENTES E COMO PODEM ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA COM SUA SOLUÇÃO. Empree

O poder do reconhecimento

No desempenho de nossas funções estamos acostumados a cobrar ou ser cobrados. Prazos, metas, entrega de relatórios e análises ... mas e quando fazemos um trabalho muito bom? O que mantém você em seu emprego? Estabilidade? Renda? Plano de carreira? Reconhecimento? Todos os fatores são importantes, mas o que faz você realmente gostar do que faz? Racionalmente, em geral, vamos escolher oportunidades de crescimento profissional. É difícil alguém confessar que gosta mesmo é de tomar coca-cola sentado no escritório em seu ar-condicionado. E como existem os adoradores da estabilidade ... mas enfim, vamos nos ater a nosso foco e voltar ao assunto. Tendemos a buscar reconhecimento. Isso é uma característica humana, a busca pela aceitação, seja de terceiros, seja própria, em nossas vidas. Abra seu Facebook: quantos contatos estão realmente sendo sinceros em suas postagens? A maioria quer demonstrar uma vida radiante, feliz e cheia de eventos e fatos que comprovem que são pessoas int

Estudo de Caso - As 15 Lojas

Ambiente (2016) Procurados por uma empresa de venda de chocolates Premium com o objetivo de alavancar as vendas em seus PDVs. Apresentação da Empresa A empresa é um grande Franqueado no varejo do RS e possui aproximadamente 15 PDVs com uma equipe de vendas flutuante de 40 a 60 colaboradores. Para a execução das atividades a empresa precisa atender a todos os critérios de qualidade da Franqueadora, o que afeta diretamente na sua receita, o franqueado é exemplo na organização dos seus PDVs e acompanhamento dos indicadores impostos, ficando com um gap no quesito vendas. Já foram realizadas ações com o objetivo de aumentar a circulação de clientes nos PDVs e captação externa de clientes. Consultoria Iniciamos a consultoria com um foco principal definido pelo contratante: aumentar o ticket médio de vendas para os clientes, sem aumento ou ações de captação de clientes. Dividimos a consultoria nas seguintes etapas: ·           Vis

Manual de Vendas Externas

Manual de Vendas Externas mais lido do Brasil, desenvolvido pela IDAti Consultoria, à pedidos de alguns clientes. Inicialmente foi publicado no site Administradores.com, chegando à marca de um milhão de leituras. Optamos por disponibilizar exclusivamente em nosso site a partir desse momento. A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional. www.idati.com.br ______________________________ MANUAL DE VENDAS - BASES                                                Introdução:     Existe alguma fórmula secreta que transforme atendentes em vendedores? Será que existe o dom em certas pessoas que receberam a dádiva da venda? A resposta é não.     Então, o que torna uma pessoa interessada em negociações em um vendedor? Carisma, persistência, força de vontade ... são excelentes características para um vendedor, mas não são o que o torna um profissional de