Um ambiente de recessão apresenta diversos perigos para as organizações. E Oportunidades.
O caminho certo é se assustar ou se preparar para ganhar mercado?
Os que se assustam com o prognóstico de uma recessão são
aqueles que foram reativos até o presente momento.
Perceba: já está desenhado há anos o cenário atual. E, se o pior ainda está por vir, por que os empresários, em geral, não se prepararam?
Perceba: já está desenhado há anos o cenário atual. E, se o pior ainda está por vir, por que os empresários, em geral, não se prepararam?
Amigo leitor, temos aqui dois perfis de gestores a analisar
(Vamos excluir aqueles que trabalham em mercados estáveis, commodities ou no setor financeiro, nos atendo à nossa realidade – somos predadores disputando cada
palmo do mercado):
1)
Inovadores, que buscaram novas técnicas e
estratégias para guiar seus negócios (e esses, apesar de todo o cenário
negativo, não estão com medo).
2)
Reativos, que quando surge uma variação econômica
se assustam, demitem, perdem grande parte de sua rentabilidade e correm atrás
de soluções mágicas para seus negócios.
Para uma empresa em um mercado altamente competitivo, só
interessa a inovação. Sim amigo, você precisa inovar e se diferenciar, seja em
termos de produtos, serviços, logística ou gestão de tempo dos seus clientes.
John D. Rockefeller, um dos gigantes da história da
indústria, teve seu auge nos negócios justamente quando seus concorrentes se
desesperaram com a crise econômica sem precedentes que atingia seus negócios.
Com sua empresa, a Standard Oil, chegou a refinar quase 90% do petróleo
mundial.
E por quê? Porque a crise era uma oportunidade de expandir
seus negócios: de comprar empresas em situação falimentar, de impor negociações
desiguais a seu favor. Ele estava preparado para a crise e havia planejado
todos os detalhes do seu processo de expansão. Os demais foram tragados por um
cenário econômico desfavorável.
No Brasil temos o exemplo do Plano Collor: quando este abriu
a economia brasileira, retirando proteções econômicas clássicas que tornavam
confortável a situação do empresariado brasileiro, a ampla maioria destes empresários simplesmente faliu.
Quem sobreviveu? Quem modernizou sua produção, quem investiu
se preparando para competir no mercado internacional.
A última década parece ter anestesiado muitos dos empresários brasileiros. O crescimento do crédito, a entrada de consumidores antes excluídos do mercado, um sentimento de “bonança econômica" engessou diversos empresários no país. E agora esses empresários estão com medo.
Se você não é um inovador, busque auxílio. Contrate pessoas
de excelência para sua equipe. Modernize sua gestão agora e tente resistir à
tempestade que se aproxima.
Com certeza a ampla maioria dos seus concorrentes agora está
apertando o cerco às suas equipes comerciais, fazendo promoções e tentando
resistir no mercado perdendo o mínimo de rentabilidade. Mas essas ações
desgastam as equipes, extenuam as negociações com seus clientes e fornecedores.
Se a situação econômica se agravar e a crise chegar ao nosso país com a força
que alguns analistas prevêem, em breve essas ações de simples ajuste de custos
e de vendas serão insuficientes até para a garantia a obtenção de margens
mínimas de rentabilidade.
O caminho é modernizar sua gestão. Modernizar não necessariamente
envolve tecnologia amigo: envolve práticas e estratégias. Envolve pensar o seu
negócio e o futuro do seu mercado. A entrada ou saída de certos mercados, a
gestão do mix de produtos e serviços, assim como a gestão eficiente de sua equipe
e de sua carteira de clientes.
Você ainda tem tempo, mas corra!
Agora uma dúvida para você responder: qual vai ser sua
versão sobre as dificuldades dos próximos anos? A de quem venceu, se
diferenciou da concorrência e teve seu auge com a queda da ampla maioria dos concorrentes
ou a versão daquele que faliu porque a economia estava ruim para seus negócios?
Sorte é para os despreparados. Prepare-se para que apenas
seus concorrentes se agarrem a ela.
Autor: ALEX KUNRATH, Consultor Sênior IDAti
A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.
www.idati.com.br/consultoria
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