Pular para o conteúdo principal

O suco da laranja


Já ouvi muitos gestores se gabando de exigir de suas equipes o máximo de desempenho, extraindo o “suco da laranja” de seus colaboradores ... e deixando só o bagaço no final do período.


Obviamente todos os gestores querem o máximo de desempenho de suas equipes. Em projetos queremos a entrega do combinado dentro do prazo e do custo estipulados, assim como em vendas buscamos o atingimento dos objetivos comerciais definidos.

Mas e quando a equipe não está preparada para alcançar os objetivos, como ela consegue conquista-los? É a magia do “líder espremedor de suco”? E ainda cabe perguntar: por que sobra apenas o bagaço da equipe depois desse resultado?

Simples: a equipe trabalhou muito mais do que deveria ter trabalhado. Troca-se a qualidade do trabalho pelo esforço para o atingimento de resultados. Extrai-se todo o suco, o sangue, a vontade e a dedicação de uma equipe despreparada em troca de um resultado de curto prazo.


Sim, curto prazo amigo leitor.

Pessoas comuns não aguentam pressão por longos períodos. Mesmo os incomuns, mais fortes, tendem a esmorecer com o tempo, ficando doentes física e psicologicamente.

O alto turnover em equipes de alto desempenho se justifica em boa parte nestes termos. Gestores incompetentes não preparam seus colaboradores para a conquista de resultados via qualidade e sim via pressão psicológica.

E depois ainda se orgulham de ter tirado o “suco da laranja” de seus colaboradores.

Sempre tive a visão de que uma equipe de excelência deve ter duas características básicas:
     
   1- Capacidade individual de autogerenciamento, onde cada um dos membros da equipe é capaz de realizar o planejamento e a execução de suas tarefas independentemente do acompanhamento do gestor

      
   2- Um gestor estrategista, que busca informações e analisa cenários de maneira a guiar as mudanças necessárias em macroprocessos

Nesse tipo de equipe não existe espaço para “sucos” e “bagaços”. Existe planejamento, desenvolvimento e constante troca de informações.

O planejamento é feito por toda a equipe, não imposto pelo gestor.

Infelizmente no Brasil nós ainda vivemos em um ecossistema empresarial que mais parece um pomar cheio de frutas a espremer do que conjuntos de pessoas intelectualmente preparadas para enfrentar os desafios organizacionais modernos.




Alex Kunrath, Consultor Sênior 
IDAti Consultoria e Treinamento: 
www.idati.com.br



A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.




Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias de Vendas na área da Saúde em 7 passos

Um desafio latente dos profissionais da área da saúde é vender os serviços prestados. Os conselhos impõe diversas restrições aos mecanismos tradicionais de estratégias comerciais, o que torna ainda mais complexa a tarefa de destacar clínicas ou mesmo consultórios no mercado. O caminho da venda para esses profissionais, sejam profissionais liberais ou mesmo gestores contratados, é indireto. Você não pode utilizar preços e promoções como ferramentas de divulgação. Sua comunicação basicamente será institucional, o que não permite uma conversão mais agressiva de vendas. Então, quais os caminhos para se estabelecer nesse mercado? Primeiro passo: se posicione Escolha um nicho de mercado onde vai atuar e para o qual você terá o foco de conversão de resultados mais sólido. Nenhuma empresa possui soluções para todas as pessoas. E isso inclui clínicas e consultórios.  Portanto, você deve definir seu público-alvo: qual a faixa etária, qual a renda, qual o per...

O que está por trás da censura no Facebook e no Youtube?

Você já deve ter visto diversas pessoas falarem sobre o tema. Estão perdendo relevância, seus conteúdos não chegam para inscritos ou contatos nas redes sociais. E isso é verdade. Nesse artigo você vai entender como funciona essa sistemática. A eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos iniciou uma mudança nos algoritmos dessas redes, assim como um controle de palavras-chave e relevância. Pessoas que se tornaram engajadas em temáticas polêmicas sofrem com o chamado Shadowban. ·       O que é Shadowban? Em bom português, o shadowban é o banimento para as sombras, isso é, estão escondendo pessoas e canais em redes sociais. Os “escondidos” não são preferência em buscas espontâneas, tais como os “vídeos mais assistidos”, diminuindo a atração de novos seguidores, assim como a cada publicação aparecem para uma parcela cada vez mais restrita de seus seguidores ou inscritos. No caso de um perfil pessoal, uma parcela ínfima de ...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...