A famosa Fórmula de Lançamento, desenvolvida por Jeff Walker nos Estados Unidos e trazida para o Brasil por Érico Rocha, já está no mercado nacional há alguns anos. Apenas no Brasil foram 10 lançamentos da fórmula, com mais de 20.000 alunos oriundos dessa estratégia.
A pergunta a ser respondida nesse artigo é: essa metodologia vale
a pena para seu empreendimento?
Antes de apresentar os passos e os cenários que você irá enfrentar, gostaria de deixar uma mensagem bem clara em sua mente: em um dos momentos de vendas da fórmula é apresentado um palco com empreendedores que fizeram 6 dígitos em 7 dias, isso é, mais de 100.000 reais. O número varia, mas vamos arredondar para 200.
Duzentas pessoas aplicaram com eficácia a fórmula e alcançaram esse objetivo.
Pode parecer um excelente número. Mas volte ao contingente de
alunos. Duzentos empreendedores de sucesso representam 1% do universo de
pessoas que passaram pelo treinamento.
UM POR CENTO.
Chances mínimas. E nesse artigo apresentarei para você o
tamanho das dificuldades que você vai encontrar pela frente. Complementar ao
artigo, segue uma aula em vídeo para aumentar seu conhecimento a respeito da
Estratégia de Lançamento.
Vamos lá. Os 4 pilares
da fórmula:
Atração, Interação,
Autoridade e Escassez.
PILAR 1: ATRAÇÃO
Esse é o primeiro pilar da fórmula, que nada mais é que uma
estratégia de captação de potenciais clientes para seus canais digitais. Você
precisa ser interessante para alcançar seguidores. Um bom website recheado de
conteúdos interessantes, presença nas redes sociais (se utiliza amplamente o
facebook nesse meio), textos e vídeos de relevância.
A chave: conteúdos extremamente direcionados.
Antes de iniciar o trabalho, você precisa encontrar o que é
chamado de “Avatar”, isso é, o perfil de cliente que você quer atingir. Quanto
mais específico, melhor. Afinal, você quer vender algo específico. Não se
utiliza uma fórmula para vender uma commodity,
um produto ou serviço com muitos similares no mercado.
Você precisa ser único.
Vou lhe dar um exemplo: se você é do ramo da alimentação, de
nada vai adiantar investir em criação de conteúdo genérico sobre alimentação.
Precisa ser algo direcionado à “dor” do seu avatar. Precisa suprir uma
dificuldade.
Imagine uma pessoa celíaca. Ela tem restrições alimentares
relacionadas a glúten, portanto precisa de soluções, sejam receitas,
informações, planejamento nutricional. E se for uma pessoa celíaca de terceira
idade? E se for uma criança?
“Receitas para tornar a alimentação de seu filho celíaco mais
prazerosa e divertida”.
Não é interessante para quem está nessa situação? Você está
ajudando em uma dor diária do seu avatar, então ele tende a gostar do seu
conteúdo.
Essa é uma
técnica de marketing de conteúdo bastante funcional.
Porém, vamos a um problema: você
precisa criar conteúdo de relevância.
Não adianta
copiar de outro site. A inteligência artificial dos mecanismos de busca encontra
facilmente conteúdos redundantes. Então você precisa criar conteúdo. Ou comprar
conteúdo. Ou repetir o comportamento de alguns e traduzir conteúdos do exterior
e lançar em português. Cite a fonte ao menos.
Isso exige
dedicação. Foco. Recursos intelectuais, de tempo e financeiros.
O mercado
não aceita amadores. E você vai entender porque adiante.
E quando
você tiver esse material, precisa focar em converter esse interessado em
seguidor. Seja em uma rede social, seja captando seu e-mail ou whatsapp. Alguma
forma de contato direto com o potencial cliente você precisa adquirir ou seu lançamento
será um fracasso.
PILAR 2: INTERAÇÃO
O processo
de atração é bastante técnico, baseado em marketing de conteúdo. Já a interação
é o processo de conquista desse seguidor.
Você precisa
se tornar relevante para esse Avatar.
Estamos em
um mundo de muitos estímulos. Nas redes sociais nossa dispersão é grande.
Ninguém entra no Facebook ou Instagram pensando em conteúdos relevantes. Quase
ninguém, ok. Mas a ampla maioria das pessoas está buscando entretenimento.
Chamar a
atenção do seu Avatar nas redes sociais é fundamental. Seja sintético, faça
vídeos ou chamadas curtas promovendo algum assunto que levará essa pessoa a
querer saber mais. E sair do meio de distrações de sua timeline particular.
Se vai
trabalhar com o e-mail, você precisa de títulos cativantes e uma linguagem
indutiva. Precisa criar o que se chama de Rapport
com seu avatar, uma empatia genuína que faça com que ele goste da interação com você e queira ver
mais do que você apresenta.
Um exemplo
está no vídeo abaixo, onde eu descrevo algumas técnicas de escrita indutiva.
Se sua
estratégia está baseada em um canal de vídeos, seja relevante. Para o seu
avatar. Seu conteúdo não é para todos, tenha ciência disso. Seu público é
seleto.
Estamos
conversando sobre estratégia.
E aqui faço
uma consideração ao que vejo no mercado de lançamentos: pessoas que acham que tem algum conhecimento
relevante e entregando “soluções” pífias. Muitas vezes você não consegue
entender o Avatar escolhido pelo pequeno pupilo dos cursos de lançamento. E
isso fragiliza absurdamente a estratégia.
Nesse ponto
já podemos desconsiderar pelo menos 80% dos “empreendedores” formados nesses
cursos.
Por que?
1) Não tem conteúdo relevante e atrativo
2) Não conseguem criar Rapport.
E mais um “detalhe” que
você talvez não tenha percebido:
É bastante oneroso
trabalhar na sistemática da fórmula.
No facebook,
você é visto por 5-10% de seus seguidores. Para alcançar todo o seu público,
você precisa pagar.
A taxa de
abertura de e-mails comerciais é baixa, em torno de 13%.
Para criar
um mailing você precisa contratar um serviço para tanto. Ou aprender a
programar ferramentas como o Malichimp.
Se não é seu
forte escrever, vai precisar comprar conteúdo. Se não sabe gravar e editar
vídeos, vai precisar aprender ou pagar um profissional.
Um
lançamento orientado por empresas profissionais tem um custo que varia entre 20.000
e 50.000 reais. E você precisa ter o material.
Tudo isso
para chegar ao ponto da autoridade.
PILAR 3: AUTORIDADE
Esse é o
pote de ouro no final do arco-íris do Lançamento. Se você conquistou
autoridade, isso é, seu Avatar confia em
você e julga a sua interação relevante, ele está “aquecido”. Suas barreiras
psicológicas foram baixadas e ele deseja saber mais, conhecer mais. Deseja ter
uma solução relevante para suas “dores”.
E você é um “especialista”,
conhece como poucos as dificuldades e dores psicológicas dessas pessoas.
Falei da
alimentação no outro exemplo, mas vamos mudar de foco. “Dores” podem ser
realizações não alcançadas. Uma viagem, mais qualidade de vida, ser seu próprio
patrão, alcançar outra faixa social, ter tempo para seus filhos, fazer algo que
realmente goste e que lhe faça sentido, etc.
E sua Autoridade
é conquistada por mostrar que existe um caminho para superar essa “dor”. Você
já ajudou seu Avatar com suas pequenas intervenções de conteúdo, então se tem o
que ele julgue uma solução definitiva para sua miserabilidade existencial, ele
tende a comprar.
Você se
tornou uma fonte de conforto psicológico. Um guru que conhece o caminho para
uma vida melhor, com menos dores. E que está disposto a dividir sua solução com
esse Avatar.
No momento
certo.
PILAR 4: ESCASSEZ
Um momento
do ano onde seu Avatar pode adquirir a solução para suas dores.
Um número
reduzido de vagas.
É pegar ou
largar. É alcançar seu sonho ou procrastinar mais um ano em sua vida de
lamúrias longe de seus sonhos. É hora de fazer sacrifícios financeiros para
investir em um futuro melhor.
Comumente se
utiliza técnicas de Storytelling para
alcançar essa angústia final de seu avatar. Pessoas que estavam em uma situação
difícil e que buscaram recursos onde não tinham, pediram emprestado, venderam um
bem, se sacrificaram financeiramente para alcançar seu sonho. E, principalmente,
como conquistaram esse sonho via o produto ou serviço oferecido pelo “Guru”.
O jogo nesse
momento é puramente psicológico.
É a subversão da racionalidade do Avatar em troca de um sonho. É impingir ao seu alvo a imaginação do alcance de seus objetivos futuros, da cura de suas dores.
É a subversão da racionalidade do Avatar em troca de um sonho. É impingir ao seu alvo a imaginação do alcance de seus objetivos futuros, da cura de suas dores.
E ele tem
pouco tempo para decidir.
Essa é a
chave dos 6 dígitos em 7 dias. Um longo trabalho estratégico, de atração, de
interação, de ganho de autoridade ... com uma solução que estará a venda em um
breve período para um grupo exclusivo de pessoas.
Alguns
lançamentos podem ser feitos para uma duração ainda mais curta, como um dia
específico de compra. Se não comprar nesse dia, ou enquanto durarem os
estoques, não compra mais.
A solução para
suas dores está ao alcance do seu Avatar.
E você acaba
de incutir uma nova dor em sua mente. A dor de não adquirir a solução e procrastinar
uma vida melhor.
CONSIDERAÇÕES
Você percebe
que é uma estratégia extremamente complexa e que exige muitos recursos, tanto intelectuais,
como de tempo e, principalmente, financeiros?
Vamos ao
checklist de custos estimados:
I.
Curso
para aprender a usar a fórmula de lançamento, seja do Jeff Walker, do Érico
Rocha ou outros genéricos (custo aproximado): R$ 5.000
II.
Website
profissional: R$ 5.000
III.
Equipamento
para Gravação e Edição de vídeos: R$ 5.000
IV.
Conteúdo
para seus canais (8 meses): R$ 4.000
V.
Anúncios
Patrocinados (8 meses): R$ 16.000
VI.
Ferramentas
de Gerenciamento de Leads: R$ 1.000
VII.
Tempo:
indeterminado. Mais serão meses de muito trabalho.
Custo financeiro aproximado: R$ 36.000
Custo de tempo: no mínimo um ano de foco absoluto, sem finais
de semana, férias, tempo para a família e eventos sociais.
Chance de Sucesso: sem experiência e conhecimentos sobre
estratégia, ferramentas e negócios? < 1%.
Vale a pena? Essa é uma decisão sua. Mas esse mercado não é
para amadores.
Em 2018 eu ministrei uma palestra que trata sobre as Estratégia,
que com certeza vai ampliar sua visão antes de tomar uma decisão para seus
negócios ou carreira, que disponibilizo abaixo.
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A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.
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