Pular para o conteúdo principal

Como faço para abrir um negócio próprio?

Essa é uma pergunta frequente que recebemos de nossos inscritos. Então mãos à obra!


Caso você esteja pensando em abrir um negócio, vamos começar por uma reflexão:

No que você é bom?

Pode parecer estranha a pergunta, já que vivemos em uma sociedade que reitera o jargão de fazer o que gosta. Mas trata-se de uma pergunta chave.

Ninguém deve abrir um negócio em uma área que não domina.


Simples assim. Praticamente todas as áreas possuem uma ampla concorrência estabelecida.

Então vem aquele velho pensamento de que seu produto ou serviço é diferente do que o mercado oferece. Você prepara o “melhor suco de tangerina com couve do mercado” e ninguém oferece algo assim.

Vamos lá: não importa se os concorrentes não oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Importa se sua solução pode ser substituída.

ESSA É A BASE DE QUALQUER PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS: SABER NO QUE VOCÊ OU SUA EQUIPE SÃO EXCELENTES E COMO PODEM ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA COM SUA SOLUÇÃO.

Empreender o próprio negócio não é tarefa simples.

Mas justamente por não ser uma tarefa simples que a ampla maioria dos empresários iniciantes vai a falência nos primeiros dois anos. Os que sobrevivem a esse período tiveram um importante aprendizado no caminho. E é olhando para esse aprendizado que você deve arguir o óbvio: aprendemos com os erros.

Não quer dizer que seus concorrentes aprenderam as melhores práticas e sobreviveram ao mercado por serem bons. Eles simplesmente erram menos. Quem errou mais faliu.



Pensada sua estratégia e analisados seus diferenciais perante o mercado, é hora de começar.

Você tem um produto ou serviço ou deseja revender soluções?

Muitos optam pelo modelo de franquias. Outros em comprar um produto e revender com uma margem de lucro. Assim como no mercado digital cada vez mais pessoas buscam o modelo de afiliações, onde se tornam porta-vozes de produtos ou serviços de terceiros e recebem uma comissão a cada venda gerada por esse trabalho.

Pense no capital que você dispõe para investir. Um negócio próprio exige investimentos, além do fato de possivelmente você não ter outras fontes de renda.

Se vai prestar serviços, seus custos são de divulgação do seu trabalho, presença digital, deslocamento, alimentação. Se for quanto a produtos, pense que precisa comprar, estocar e lidar com a logística dos mesmos.

Descreva todos os seus custos em uma planilha, pensando em 2 frentes:

1. Custos para atrair clientes
2. Custos para manter meu negócio funcionando

Apenas comece quando tiver a noção de seus custos. Um negócio físico exige, no mínimo, 6 meses de capital de giro, que é o dinheiro para você se manter aberto sem nenhum cliente.

6 meses???

Sim, 6 meses. Muitos problemas irão acontecer. Você precisa estar preparado para eles. Acredite em mim, se não pensar dessa maneira você estará dando o primeiro passo para se endividar.

Ninguém quer começar um negócio e depois voltar ao mercado de trabalho endividado.

Custos estimados?

Ótimo, vamos continuar!

Existem diversos tipos de empresas. Normalmente as pessoas começam como MEI (Micro Empreendedor Individual), que possui uma tributação mais branda e simplificada (o chamado Simples Nacional). Se optar por ter sócios, possivelmente vai escolher uma EIRELI, que é uma empresa com responsabilidade limitada até 100 salários mínimos, uma boa escolha se não quer contrair dívidas impagáveis, já que essa modalidade conta com um teto de dívidas próximo à 100.000 reais.

Pesquise por CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica) para saber os tipos de atuação que estarão inseridos no seu CNPJ. https://cnae.ibge.gov.br/

Serviços diferentes possuem tributações diferentes. Então é bom consultar um contador para esclarecer esses detalhes antes de iniciar. Para negócios online, você pode abrir uma empresa rapidamente com o chamado e-CNPJ.

Se não fez a análise de tributos e custos de contabilidade, volte a sua planilha de custos!
Autônomos podem se cadastrar na prefeitura da sua cidade como Prestadores de Serviços e emitir RPAS, que são Recibos de Pagamento para Autônomos.

Obviamente estamos falando de uma situação regular, formalizada. Normalmente se você prestar serviços para empresas será exigida uma nota fiscal ou RPA. Estou pensando no seu futuro.

Se você é da área da saúde, muito cuidado: os Conselhos de classe normalmente impõem restrições à sua divulgação. Então muito cuidado na hora de pensar sua propaganda.

Agora um detalhe bastante importante: sociedades são piores que casamentos. Porém, todas as regras devem ser definidas no Contrato Social. Fuja de contratos sociais com poucas regras, poucas obrigações, responsabilidades e direitos. Se errar no seu contrato social você vai se incomodar no futuro com seu sócio. Em um casamento podemos brigar para saber quem lava a louça. Em negócios discutimos investimentos, retiradas do caixa da empresa, contratações e manutenção da estrutura. Cuidado.

A partir desse momento você pode começar a analisar os caminhos que estabelecerá em seus negócios. Se precisa de ajuda no estabelecimento da sua estratégia, recomendo o curso Estratégias Comerciais Avançadas, onde serei seu professor e esclarecerei todas suas dúvidas online.

Se quer estabelecer quais os processos e mecânicas ideais para seu funcionamento, procure o SEBRAE, uma excelente alternativa para pequenos negócios. Sim, pequenos, porque quando se fala em conquista de mercado, não aconselho. Mas se você vai começar pequeno, procure por eles. Eles irão lhe ajudar com métodos e processos bastante simples que ajudarão em sua organização. Porém, não espere uma explicação sobre estratégia melhor que o vídeo acima para iniciar suas atividades.

Por hoje é só. Espero ter lhe dado algumas dicas úteis de como você abrir seu negócio.

Um forte abraço e até o próximo momento de empreendedorismo!

Alex Kunrath - Consultor Sênior IDAti


Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias de Vendas na área da Saúde em 7 passos

Um desafio latente dos profissionais da área da saúde é vender os serviços prestados. Os conselhos impõe diversas restrições aos mecanismos tradicionais de estratégias comerciais, o que torna ainda mais complexa a tarefa de destacar clínicas ou mesmo consultórios no mercado. O caminho da venda para esses profissionais, sejam profissionais liberais ou mesmo gestores contratados, é indireto. Você não pode utilizar preços e promoções como ferramentas de divulgação. Sua comunicação basicamente será institucional, o que não permite uma conversão mais agressiva de vendas. Então, quais os caminhos para se estabelecer nesse mercado? Primeiro passo: se posicione Escolha um nicho de mercado onde vai atuar e para o qual você terá o foco de conversão de resultados mais sólido. Nenhuma empresa possui soluções para todas as pessoas. E isso inclui clínicas e consultórios.  Portanto, você deve definir seu público-alvo: qual a faixa etária, qual a renda, qual o per...

O que está por trás da censura no Facebook e no Youtube?

Você já deve ter visto diversas pessoas falarem sobre o tema. Estão perdendo relevância, seus conteúdos não chegam para inscritos ou contatos nas redes sociais. E isso é verdade. Nesse artigo você vai entender como funciona essa sistemática. A eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos iniciou uma mudança nos algoritmos dessas redes, assim como um controle de palavras-chave e relevância. Pessoas que se tornaram engajadas em temáticas polêmicas sofrem com o chamado Shadowban. ·       O que é Shadowban? Em bom português, o shadowban é o banimento para as sombras, isso é, estão escondendo pessoas e canais em redes sociais. Os “escondidos” não são preferência em buscas espontâneas, tais como os “vídeos mais assistidos”, diminuindo a atração de novos seguidores, assim como a cada publicação aparecem para uma parcela cada vez mais restrita de seus seguidores ou inscritos. No caso de um perfil pessoal, uma parcela ínfima de ...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...