Pular para o conteúdo principal

O que está por trás da censura no Facebook e no Youtube?


Você já deve ter visto diversas pessoas falarem sobre o tema. Estão perdendo relevância, seus conteúdos não chegam para inscritos ou contatos nas redes sociais.

E isso é verdade. Nesse artigo você vai entender como funciona essa sistemática.

A eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos iniciou uma mudança nos algoritmos dessas redes, assim como um controle de palavras-chave e relevância. Pessoas que se tornaram engajadas em temáticas polêmicas sofrem com o chamado Shadowban.
·      O que é Shadowban?

Em bom português, o shadowban é o banimento para as sombras, isso é, estão escondendo pessoas e canais em redes sociais.

Os “escondidos” não são preferência em buscas espontâneas, tais como os “vídeos mais assistidos”, diminuindo a atração de novos seguidores, assim como a cada publicação aparecem para uma parcela cada vez mais restrita de seus seguidores ou inscritos.

No caso de um perfil pessoal, uma parcela ínfima de suas conexões recebe suas atualizações.

·         O que são temas polêmicos dignos desse tipo de censura?

Aqui está uma chave muito importante para compreender esse conceito.

No período eleitoral brasileiro, o Facebook e o Youtube se tornaram verdadeiros campo de batalha entre pessoas ligadas ou à esquerda ou à direita, assim como previamente aconteceu na eleição americana.

Campos de batalha geram estresse nos usuários. E a tentativa dessas redes é diminuir o estresse entre os usuários.

·         Análise da demanda:

Vamos olhar a questão de estresse de maneira mais técnica.

DEMANDA: FACEBOOK (últimos 5 anos)
A queda de relevância do Facebook está sendo constante, o que demonstra que a rede social está perdendo usuários de forma bastante relevante.



DEMANDA: YOUTUBE (últimos 5 anos)
Mais uma plataforma que perdeu demanda, principalmente a partir de 2016.




IMPORTANTE: quando se fala em demanda, se fala em usuários pesquisando online sobre a plataforma. Obviamente, os aplicativos dão acesso direto à plataforma, o que foge das pesquisas de demanda. Mas olhe o caso brasileiro: temos milhões de usuários do youtube, mas outros milhões que não acessam a plataforma. E esses usuários que não acessavam o Youtube estão cada vez menos interessados em conhecê-la. O CRESCIMENTO DAS HORAS DE VÍDEO CONSUMIDAS SE DEVE AOS ATUAIS USUÁRIOS.

Para demonstrar que o interesse é sim relativo à demanda online, analise a demanda do Instagram nos últimos 5 anos:

DEMANDA: INSTAGRAM (últimos 5 anos)
O Instagram, rede social de propriedade do Facebook, está em amplo crescimento.






Vamos aprofundar a análise da questão do Shadowban:

·         O Estresse inibe a demanda de redes sociais?

Fazer parte de uma rede social envolve o desejo de se conectar, de fazer parte de algo.

O Facebook, com sua política de shadowban, está agrupando pessoas em bolhas sociais e as retirando da interação com outras pessoas que apoiem ideias divergentes das suas.

Exemplificando, se você apoiava o candidato Bolsonaro nas redes, você passou a ser menos presente na timeline de pessoas que apoiavam o movimento Ele Não.

Assim diminuem as interações entre pessoas que, apesar de conectadas, possuem posicionamentos divergentes e potencialmente podem se envolver em discussões e situações de estresse.

Quantos casos você conhece de pessoas que deixaram de utilizar o Facebook nas eleições e depois delas? O próprio Youtube busca direcionar conteúdos dentro de bolhas seguras, onde você, usuário, será apresentado à conteúdos mais “confortáveis” para você.

Independente dos temas mais relevantes, mais discutidos.

Olhe o Instagram: basicamente uma rede de registro de momentos felizes. Poucas palavras, a não ser frases motivacionais. É difícil vermos conflitos no Instagram, trata-se de uma rede de consumo de felicidade artificial.

E o Shadowban inibe o crescimento de usuários “polêmicos”.

Estamos diante de uma intervenção. E a única justificativa é a diminuição do estresse nas redes.

·      ESTRESSE NÃO VENDE

Pessoas mais estressadas e influenciadas pelo cortisol, hormônio que age no cérebro e dita o comportamento típico de “lute ou fuja”, tem inibido o interesse em compra de produtos ou serviços. Seu cérebro está em modo de alerta, o que é péssimo para os negócios.

A fonte de renda principal das redes são seus anunciantes. E a conversão entre visualizações de anúncios e compras diminui drasticamente em pessoas estressadas.

Portanto, temos aqui a única análise possível para o fenômeno de relevância em redes: pessoas ou canais que causam estresse estão sendo tolhidos de seu alcance.  

·      Análise

Vivemos hoje um duopólio de controle das redes sociais que aglutinam a ampla maioria dos usuários mundiais: Facebook e Google.

O foco dessas companhias é o lucro. E a liberdade das pessoas em sua interação é um mau negócio. O que está sendo feito com essa política de relevância é diminuir o estresse dos usuários das redes, tornando sua experiência mais tranquila e mais rentável.

Porém, essa manipulação dos usuários, de forma a tornar os mais bovinos mais relevantes e silenciar em suas bolhas aqueles que instigam reflexões ou discussões, dita também que tipo de conteúdo as pessoas podem receber e, consequentemente, sua capacidade crítica.

As pessoas leem cada vez menos e consomem cada vez mais conteúdos digitais.

Esse processo de “aprendizagem” e socialização virtual está sendo tolhido por empresas duopolistas.

Em nome da satisfação e diminuição do estresse.

Em nome do adestramento dos seus clientes.
Aulas de negócios meu caro leitor.


ALEX KUNRATH, CONSULTOR SÊNIOR DA IDATI










MATERIAIS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA:

 idati educação empresarial

Postagens mais visitadas deste blog

As Tartarugas sobre Postes

Muitas vezes cedemos ao impulso de sobrevalorizar pessoas nas quais confiamos. Escolhemos pessoas que nos são caras, que criaram um vínculo emocional conosco. E que se tornam leais com o passar do tempo, parceiras em momentos de necessidade. Pessoas que devem sim ser valorizadas.  Mas quando você valoriza essa pessoa, está pensando na organização ou nos seus valores pessoais? Perceba, pessoas possuem perfis ou afins ou díspares. E não é porque não temos uma boa comunicação com uma pessoa de um perfil antagônico ao nosso que ela se torna menos competente. Assim como pessoas que criam afinidade, elos emocionais conosco, não necessariamente são mais competentes. Gestão envolve decidir. E nem sempre estamos preparados para decidir corretamente. Humanos são seres extremamente sociais. E afinidades são caras para nós. Então quando surge uma boa oportunidade de promover alguém da sua equipe você simplesmente pesa mais afinidades que competências...

Manual de Vendas Externas

Manual de Vendas Externas mais lido do Brasil, desenvolvido pela IDAti Consultoria, à pedidos de alguns clientes. Inicialmente foi publicado no site Administradores.com, chegando à marca de um milhão de leituras. Optamos por disponibilizar exclusivamente em nosso site a partir desse momento. A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional. www.idati.com.br ______________________________ MANUAL DE VENDAS - BASES                                                Introdução:     Existe alguma fórmula secreta que transforme atendentes em vendedores? Será que existe o dom em certas pessoas que receberam a...

Desconstruindo a Fórmula de Lançamento

A famosa Fórmula de Lançamento, desenvolvida por Jeff Walker nos Estados Unidos e trazida para o Brasil por Érico Rocha, já está no mercado nacional há alguns anos. Apenas no Brasil foram 10 lançamentos da fórmula, com mais de 20.000 alunos oriundos dessa estratégia. A pergunta a ser respondida nesse artigo é: essa metodologia vale a pena para seu empreendimento? Antes de apresentar os passos e os cenários que você irá enfrentar, gostaria de deixar uma mensagem bem clara em sua mente: em um dos momentos de vendas da fórmula é apresentado um palco com empreendedores que fizeram 6 dígitos em 7 dias, isso é, mais de 100.000 reais. O número varia, mas vamos arredondar para 200. Duzentas pessoas aplicaram com eficácia a fórmula e alcançaram esse objetivo. Pode parecer um excelente número. Mas volte ao contingente de alunos. Duzentos empreendedores de sucesso representam 1% do universo de pessoas que passaram pelo treinamento. UM POR CENTO. Chances mínimas. E nesse ar...

Entrevista de Alex Kunrath, Gestor Comercial da IDAti, à Fecomércio DF

  A Fecomércio-DF abordou o tema "Mande seu cliente para a concorrência" onde, dentre os especialistas consultados,  Alex  Kunrath,  Consultor Sênior  da IDAti concedeu a entrevista que segue aqui publicada na íntegra: FECOMÉRCIO: Quais são as principais falhas que levam um comércio a perder clientes, em sua opinião? Gostaríamos de destacar pontos que passem além do atendimento. Quais os pontos você destacaria e por que? O que ocorre hoje é que grande parte dos empresários não está preparada para se relacionar com seus clientes. Há algumas décadas atrás, os empresários possuíam relações estreitas com grande parte de seus clientes, conhecendo nome e família, procedência, gostos e desejos. Muitos podem dizer que isto é da época das pequenas mercearias, do caderninho e do simpático português que atendia atrás do balcão e sabia tudo da vida de todos os seus clientes do bairro. Pois a realidade que se impõe hoje é justamente essa: voltar a se rel...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...