Pular para o conteúdo principal

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.



Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas?


O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores.

Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra.

Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabelecimentos online, estabelecendo notas de acordo com o que encontraram e tecendo comentários acerca suas experiências.

Um campo difícil para qualquer organização interferir. Afinal, como direcionar a opinião dos consumidores acerca o que encontraram?

No vídeo nós vemos alguns dos passos tomados pelo criador do falso restaurante.

Inicialmente, ele criou um website fictício, e de maneira altamente inteligente apresentou o restaurante, com fotos e descrições aprimoradas que ressaltariam sua presumida qualidade. Em um processo criativo e de baixo custo, ele foi capaz de criar uma apresentação sedutora para seu possível estabelecimento.

Contando com uma ampla rede de contatos, solicitou aos seus amigos que participassem do desafio: tornar The Shed at Dulwich o restaurante número 1 de Londres. Para tanto o inseriu no TripAdvisor e solicitou avaliações falsas positivas, tanto sobre o ambiente familiar e aconchegante, quanto à qualidade dos pratos servidos. E, claro, notas máximas em todos os quesitos.

Em seis meses ele alcançou seu objetivo.

Por que?

Primeiramente, ele fez o básico da gestão comercial: uma apresentação atraente


Com uma apresentação vistosa, fotos atraentes e textos muito bem redigidos, ele possuía uma excelente apresentação em seu website.

Busque esse exemplo: uma apresentação atraente é capaz de aguçar a curiosidade de seus clientes. E isso foi possível com um investimento mínimo, graças ao talento e à percepção do executor da traquinagem.

No segundo passo, ele cooptou influenciadores


Mais importante que sua empresa falar bem dela mesma, são as outras pessoas falarem. E indicarem você como uma ótima opção.

Estamos em um ambiente altamente colaborativo online, onde as pessoas estão conectadas e trocando informações constantemente. A opinião de um conhecido é importante, mesmo que a mesma tenha sido fundamentada na de outro e assim consequentemente.

As pessoas gostam de ditar e seguir tendências. E as dezenas de comentários positivos começaram a transformar o restaurante, que não existia, em objeto de desejo.

E as mesmas começaram a desejar fazer parte daquela experiência única relatada por outras pessoas online, conhecidas ou não.

Somos todos influenciáveis. Então, se um terceiro falar bem de você ou da experiência que teve com você ou sua empresa, você estará muito mais próximo de ser alvo de seu desejo que simplesmente tendo uma boa apresentação.

Terceiro passo: seja exclusivo


Sempre que os potenciais clientes telefonavam, ele informava aos mesmos que a agenda estava lotada por meses. Pessoas comuns ou celebridades, não importava. Teriam que deixar seu contato e, havendo uma desistência ou disponibilidade de data, os mesmos seriam comunicados e convidados a frequentar o restaurante.

Amigos: que local nós não podemos frequentar? Gostamos de ser excluídos? Mesmo nos dispondo a pagar o dobro, o triplo, não seremos atendidos?

Já vi alguns bares assim em minhas viagens. Locais apenas para pessoas escolhidas, que poderiam trazer convidados ocasionalmente, que se portando bem poderiam seguir frequentando o bar. O simples fato de se sentir exclusivo aguça o desejo de experimentar. Produtos inacessíveis, serviços inacessíveis.

Isso gera curiosidade.

Vamos adequar isso ao seu trabalho: se você é muito disponível, quer dizer que tem tempo sobrando. Se tem tempo sobrando, faltam clientes. Se faltam clientes, o poder de barganha do seu comprador é maior. Pense sobre isso.

A experiência

Finalmente, com uma longa lista de espera pronta, nosso manipulador resolveu abrir o restaurante. Mas precisava provar sua teoria de que as pessoas são manipuláveis pela opinião alheia mais profundamente, então o restaurante foi montado no quintal de sua casa. Ao ar livre, no seu pátio. De sua casa alugada caindo aos pedaços.

Comprou alguns utensílios e móveis baratos. Utilizou uma casinha de crianças nos fundos como galinheiro. Inclusive contratou o dono das galinhas para de tempos em tempos busca-las em meio aos clientes, formando um clima provinciano na ambientação. Em Londres, lembre bem.

A comida não passava de produtos congelados, baratos, que se encontra em qualquer supermercado. Aquecidas ou em quantidade no forno ou rapidamente no micro-ondas. Isso é, a comida era de baixíssima qualidade para os padrões de um bom restaurante. Mas enfeitada com uma decoração de folhas. Então comida ruim com uma boa apresentação (olhe a apresentação novamente surgindo).

Os clientes eram buscados em pontos específicos da cidade em uma van. Não viam o trajeto e eram vendados para não ver o caminho até os fundos da casa. Quantos restaurantes apelam para a privação da visão como forma de aguçar a curiosidade de seus clientes?

Finalmente, eram servidos ao som de um DJ e realmente aquele momento se tornava extremamente agradável.

Por que? Porque estavam com pessoas que gostam, experimentando algo que há muito desejavam e que parecia ser impossível realizarem.

O comportamento de todos ao redor era de satisfação.

E o comportamento coletivo induz a sensação de felicidade, assim como pode induzir outros diversos comportamentos. Perceba: se você quiser causar nojo nas pessoas, basta uma começar a passar mal após comer algo ou ser exposta a algo. Mesmo que esse algo não exista. Pode ser até a qualidade do ar. Se você observa um coletivo de pessoas olhando para o céu, tende a olhar também. Nosso instinto primitivo nos faz seguir o coletivo na maioria das vezes.

Ainda mais que todos foram influenciados a acreditar que o ambiente era maravilhoso, assim como a comida, nas redes sociais. O coletivo nos induz, de forma que até nosso cérebro sinceramente recebe aquela experiência como algo mais positivo do que realmente é.

Existem diversos estudos de Neuromarketing que determinam o poder das sugestões.

E chegamos nesse ponto da análise percebendo pessoas extremamente influenciadas. E que acreditaram estar usufruindo de uma experiência fantástica.

Depois, satisfeitas com tudo que experimentaram, teciam os próprios comentários positivos sobre tudo que provaram. Em redes sociais.

Para influenciar outras pessoas.

Pessoas não se aceitam como meras coadjuvantes. Também querem se expressar, ser ouvidas. Querem ser a referência de outras.

E temos aqui descrito o embuste que fez de um local precário, com uma comida precária, o local mais desejado e bem avaliado de Londres.

Reflexão

• Qual o poder da influência sobre nossas sensações?

• Nossa decisão de compra é sempre baseada em fatores racionais?

• As redes sociais são fonte confiável de informações?

• Se seu negócio está simplesmente baseado no que aparenta ser, qual a duração prevista para esse modismo?

• Você já viu isso no mercado? Que tal analisar o que os “gurus” da internet estão lhe vendendo como verdades universais?


Alex Kunrath, Consultor Sênior 
IDAti Consultoria e Treinamento
www.idati.com.br



A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.
www.idati.com.br/consultoria

Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:


O site Aulas de Negócios é um compêndio de materiais de consultoria e treinamento desenvolvido pela IDAti e seu conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610, de 1998. Todos os materiais são para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que a replicação desses conteúdos em sites, aulas, palestras e consultorias, sem a prévia autorização, será considerada crime de violação de direitos autorais.

Postagens mais visitadas deste blog

Não existem atalhos para o Gestor

Está cada vez mais comum e crescente a busca por soluções mágicas para os negócios. E isso está mais relacionado com a incapacidade pessoal dos gestores e empreendedores que com a validade de formalismos. Qual a grande evolução gerencial das últimas décadas?  Pessoas são um desafio constante, a execução de estratégias, formar um ambiente inovador na sua empresa, redesenhar e agilizar processos, satisfazer e captar clientes cada vez mais exigentes. Isso não é novidade.   A novidade é que existe um verdadeiro deserto de ideias realmente inovadoras e que se enquadrem nos moldes de cada organização. Cada empresa é única. Pessoas são únicas. Estratégias são altamente complexas se configuradas envolvendo diversas áreas e especificidades.   Isso cria uma fórmula de sucesso. Foco, interação entre áreas, pessoas altamente engajadas com o futuro organizacional.  Mas essa estrutura de inovação constante é rara devido à alta complexidade de alinhamento. Buscar alinhar a orga

Como utilizar KPI’s na Gestão Comercial?

A criação de indicadores é a chave para aumentar drasticamente a velocidade das ações organizacionais. No mercado precisamos ser proativos e capazes de tomar decisões em poucas horas. Tradicionalmente as empresas formulam seu planejamento de maneira bimestral, semestral e anual. Os ajustes nesse planejamento ocorrem de maneira reativa às situações de mercado, sejam econômicas, sociais ou mesmo ações da concorrência. E muitas vezes pode ser tarde demais. Por isso os gestores precisam de indicadores, para lhe fornecer respostas imediatas sobre o que está acontecendo no ambiente interno e externo à organização. Na área comercial não poderia ser diferente. Uma gestão baseada em indicadores é garantia de alta performance na área de vendas. Quando se utilizam os indicadores corretos. No vídeo abaixo, em 90 segundos apresento os Indicadores Chave de Performance (KPI’s) para Gestão Comercial: Positivação, Ticket Médio, Mix de Produtos Vendidos, Descontos e Prazos

Apple: a Maçã apodreceu?

Perfis de liderança: o caso da Apple Nesse artigo vamos analisar perfis clássicos de liderança, fugindo dos modelos atuais de autoajuda empresarial. Nos anos 60, Antony Jay, um dos mais brilhantes pensadores da gestão moderna, descreveu 3 tipos de gestores: Iode, Comissário e Híbrido. O Gestor Iode O Iode é um profissional altamente criativo. Sua capacidade de criar é muito acima da média. Porém, não se trata de um executor de tarefas e sim um criador de tendências e modelos. O Gestor Comissário O Comissário é um gestor extremamente abnegado às tarefas e prazos, sendo um gestor capaz de produzir o objetivo fixado de forma pragmática e dentro de prazos. Sua visão de processos é ímpar. Porém, não se trata de um profissional criativo, longe disso. O Gestor Híbrido Esse é o perfil mais raro de gestor, sendo capaz de criar e executar tarefas de maneira extremamente competente. Perceba que estamos tratando de 3 perfis de liderança, sendo dois rivais

Como faço para abrir um negócio próprio?

Essa é uma pergunta frequente que recebemos de nossos inscritos. Então mãos à obra! Caso você esteja pensando em abrir um negócio, vamos começar por uma reflexão: No que você é bom? Pode parecer estranha a pergunta, já que vivemos em uma sociedade que reitera o jargão de fazer o que gosta. Mas trata-se de uma pergunta chave. Ninguém deve abrir um negócio em uma área que não domina. Simples assim. Praticamente todas as áreas possuem uma ampla concorrência estabelecida. Então vem aquele velho pensamento de que seu produto ou serviço é diferente do que o mercado oferece. Você prepara o “melhor suco de tangerina com couve do mercado” e ninguém oferece algo assim. Vamos lá: não importa se os concorrentes não oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Importa se sua solução pode ser substituída. ESSA É A BASE DE QUALQUER PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS: SABER NO QUE VOCÊ OU SUA EQUIPE SÃO EXCELENTES E COMO PODEM ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA COM SUA SOLUÇÃO. Empree

Já pensou que “pode ser” pode ser muito ruim?

Todas as pessoas que possuem acesso a meios de comunicação no Brasil conhecem a propaganda da Pepsi, onde a empresa utiliza o slogan “Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”, quando um cliente não encontra Coca-Cola e lhe é oferecida a opção Pepsi. Pois bem, essa propaganda está surtindo resultado positivos nas vendas da empresa. Porém, mesmo com bons resultados em curto prazo, um olhar mais crítico pode ser crucial para percebermos os abalos que a marca poderá sofrer em médio e longo prazo. Por que? A resposta é simples: posicionamento. Quando analisamos um pouco sobre a história dos refrigerantes de cola, percebemos que a Pepsi rivalizou por anos com a Coca-Cola pelo domínio do mercado mundial. A “nova geração” enfrentava os “tradicionalistas vermelhos” em uma batalha feroz pela preferência dos consumidores, chegando inclusive a ser o refrigerante mais vendido do mundo por um breve período de tempo. A Pepsi tem em sua história o comercial mais caro já produzido, onde Mi

Estudo de Caso - As 15 Lojas

Ambiente (2016) Procurados por uma empresa de venda de chocolates Premium com o objetivo de alavancar as vendas em seus PDVs. Apresentação da Empresa A empresa é um grande Franqueado no varejo do RS e possui aproximadamente 15 PDVs com uma equipe de vendas flutuante de 40 a 60 colaboradores. Para a execução das atividades a empresa precisa atender a todos os critérios de qualidade da Franqueadora, o que afeta diretamente na sua receita, o franqueado é exemplo na organização dos seus PDVs e acompanhamento dos indicadores impostos, ficando com um gap no quesito vendas. Já foram realizadas ações com o objetivo de aumentar a circulação de clientes nos PDVs e captação externa de clientes. Consultoria Iniciamos a consultoria com um foco principal definido pelo contratante: aumentar o ticket médio de vendas para os clientes, sem aumento ou ações de captação de clientes. Dividimos a consultoria nas seguintes etapas: ·           Vis

A integração do Marketing On-line e Off-line e sua influência em vendas

Marketing possui significado muito mais simples do que a maioria dos autores tentam explicar. Market é Mercado, Ing (interagindo, fazendo). Então vemos a interação, a constante adaptação de estratégias e posturas de uma empresa diante do mercado. Para nosso debate, Praça já foi objeto de estudos, nos anos 60-70, dentro dos 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção), significando Disponibilidade dentro de uma estrutura de segmentação de público-alvo. Então a Promoção ativaria esses clientes, criando interesse por parte de seus consumidores-alvo, seus Produtos seriam criados e posicionados pela sua qualidade, assim como variáveis de Preço (questões financeiras relativas ao mesmo) seriam o ponto final de análise da sua estrutura estratégica interna. Mas como se encaixa a venda on-line nesse modelo? Simples, alguns dirão: coloque seu produto ou serviço na internet, divulgue, venda e tenha um bom prestador de serviços para entregas. Use a promoção on-line, redes sociai