Pular para o conteúdo principal

O futuro já começou


O mundo está mudando a cada dia. Estamos prestes a vivenciar uma nova revolução em nossa estrutura social, dessa vez pela Inteligência Artificial Cognitiva.
Estamos passando por mudanças profundas em nosso comportamento social. As pessoas cada vez mais se identificam em tribos, nichos, e se aglomeram atrás de vozes que supostamente as representam.

Uma grande gama de jovens acadêmicos hoje atravessa uma graduação inteira sem abrir um livro sequer. Vivemos em um tempo de verdades absolutas, de imposições. A criação, a discussão como algo positivo, está sendo substituída por bandeiras.


É chocante ver estudantes de administração defendendo a queda do capitalismo. É estranho perceber outros esperando o tempo passar, sem fazer o menor esforço em busca do futuro. É como se o futuro brilhante apenas aguardasse uma grande parcela de jovens daqui a alguns anos, como se um diploma fosse o suficiente para uma carreira de sucesso.

Como está difícil contratar jovens que unam talento à força de vontade.  Às vezes somos obrigados a escolher entre o talentoso e o esforçado. E, sinceramente, tenho tendido a contratar esforçados. O esforçado tem suas limitações, mas está disposto a aprender. O talentoso muitas vezes se limita dentro de seu espectro de conhecimentos e se torna quase uma ferramenta. É um software inteligente, mas muitas vezes displicente com suas obrigações.

Jovens talentos e esforçados são raros. Conheci nesses anos envolvido com o meio acadêmico dois. Sim, em 6 anos envolvido em palestras e cursos, conheci apenas 2. E tentei contratá-los.

Obviamente que estes jovens já estavam posicionados, sendo um deles já um empreendedor e tendo seus próprios colaboradores.

Diante desse cenário, fui me dedicando a conhecer mais ferramentas para meu trabalho. Estudo, leio e aprendo algo novo praticamente todos os dias. Hoje sou um profissional multidisciplinar e desempenho muitas vezes trabalhos que outros precisam de equipes inteiras para desenvolver. Obviamente que trabalho com uma equipe de apoio ou mesmo delego projetos completos, supervisionando os mesmos. Mas isso é uma questão de gestão de tempo.

Agradeço à tecnologia por me permitir diversas variáveis técnicas dentro de nossos projetos.

Quando você acrescenta diversas habilidades ao seu dia-a-dia, você consegue alocá-las de maneira estratégica. Você desenvolve ideias e já as implementa, ou orienta sua implementação de maneira qualificada. O tempo onde as empresas se dividiam por setores e cada um cuidava do seu quadrado acabou. Tempo que pensar de forma unificada.

E para tanto os profissionais devem ser multidisciplinares.

Você se tornar um camaleão permite algo ainda mais raro que um talento unido ao esforço: você se torna estratégico.

Dito isso, vamos espiar um pouco do futuro:

- Impressoras 3D substituindo linhas inteiras de produção. Em alguns anos você terá uma dessas em casa amigo, e em vez de comprar um produto pronto na loja irá comprar um projeto online e imprimir seu objeto de desejo em casa.

- Computadores que aprendem. Sim, a Inteligência Artificial Cognitiva se resume, de maneira simplificada, em softwares com capacidade de aprendizagem e tomada de decisões.

Só esses dois fatores já irão mudar o mundo que conhecemos. Vivenciaremos uma verdadeira revolução de conhecimento e estruturas sociais. Obviamente, as empresas terão que se adaptar (as que ainda não começaram o processo de renovação, vide o exemplo brasileiro que em regra só inicia mudanças quando enfrente problemas econômicos).

Se você nem tinha pensado a respeito desse futuro, próximo, diga-se de passagem, está na hora de pensar e planejar. Se é empresário, repense sua estrutura e se prepare. Se é um estudante ou um profissional, reflita até que ponto você é estratégico e quais as lacunas em seus conhecimentos e habilidades deve suprir desde já.

Porque se você é um trabalhador operacional, dificilmente manterá seu emprego no futuro.
Lembro bem de uma estagiária que trabalhou comigo por um curto período. Ela estava se formando em administração e repassei informações e dados sobre a empresa, sobre o mercado e sobre os clientes. E a desafiei a elaborar uma estratégia para captação de novos clientes.

Costumo desafiar os meus colaboradores, a treiná-los a serem independentes. Acredito que pessoas que enxergam a empresa como um todo são capazes de gerir suas tarefas e propor melhorias sem a necessidade de supervisão.

Passado o prazo de uma semana ela veio conversar comigo. Estava pedindo demissão.

A justificativa: eu estava exigindo que ela pensasse estrategicamente e ela estava contente com uma oferta de trabalho para trabalhar na área de recursos humanos de uma empresa ... preenchendo uma planilha de folha de pagamentos.

Ela não queria ou não se sentia apta a refletir, criar e desenhar o futuro. Ela se via como uma ferramenta. Um martelo, desde que apontassem o prego e onde colocá-lo.

O futuro desses “martelos” é se tornarem pregos. Obsoletos, os operacionais serão relegados à cargos de segunda linha, com salários compatíveis. Só sobreviverão no meio empresarial se forem mais acessíveis financeiramente que uma máquina pensante.
Mas máquinas, mesmo capazes de aprender, não serão capazes de sentir emoções, desejos, angústias. Não conseguirão desenvolver estratégias interativas com pessoas.

Você lembra que no início do texto falei sobre o comportamento “tribal” que assola os mais jovens? Como uma máquina irá interagir e se comunicar com os valores, com os sonhos das pessoas?

Para lidar com pessoas precisamos de pessoas:

Talentosas.

Esforçadas.

E estratégicas.

Pense nisso. Vai fazer a diferença para sua empresa. Ou para seu futuro profissional.




Alex Kunrath, Consultor Sênior
IDAti Consultoria e Treinamento:
www.idati.com.br




A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.




Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:

Postagens mais visitadas deste blog

As Tartarugas sobre Postes

Muitas vezes cedemos ao impulso de sobrevalorizar pessoas nas quais confiamos. Escolhemos pessoas que nos são caras, que criaram um vínculo emocional conosco. E que se tornam leais com o passar do tempo, parceiras em momentos de necessidade. Pessoas que devem sim ser valorizadas.  Mas quando você valoriza essa pessoa, está pensando na organização ou nos seus valores pessoais? Perceba, pessoas possuem perfis ou afins ou díspares. E não é porque não temos uma boa comunicação com uma pessoa de um perfil antagônico ao nosso que ela se torna menos competente. Assim como pessoas que criam afinidade, elos emocionais conosco, não necessariamente são mais competentes. Gestão envolve decidir. E nem sempre estamos preparados para decidir corretamente. Humanos são seres extremamente sociais. E afinidades são caras para nós. Então quando surge uma boa oportunidade de promover alguém da sua equipe você simplesmente pesa mais afinidades que competências...

Manual de Vendas Externas

Manual de Vendas Externas mais lido do Brasil, desenvolvido pela IDAti Consultoria, à pedidos de alguns clientes. Inicialmente foi publicado no site Administradores.com, chegando à marca de um milhão de leituras. Optamos por disponibilizar exclusivamente em nosso site a partir desse momento. A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional. www.idati.com.br ______________________________ MANUAL DE VENDAS - BASES                                                Introdução:     Existe alguma fórmula secreta que transforme atendentes em vendedores? Será que existe o dom em certas pessoas que receberam a...

Desconstruindo a Fórmula de Lançamento

A famosa Fórmula de Lançamento, desenvolvida por Jeff Walker nos Estados Unidos e trazida para o Brasil por Érico Rocha, já está no mercado nacional há alguns anos. Apenas no Brasil foram 10 lançamentos da fórmula, com mais de 20.000 alunos oriundos dessa estratégia. A pergunta a ser respondida nesse artigo é: essa metodologia vale a pena para seu empreendimento? Antes de apresentar os passos e os cenários que você irá enfrentar, gostaria de deixar uma mensagem bem clara em sua mente: em um dos momentos de vendas da fórmula é apresentado um palco com empreendedores que fizeram 6 dígitos em 7 dias, isso é, mais de 100.000 reais. O número varia, mas vamos arredondar para 200. Duzentas pessoas aplicaram com eficácia a fórmula e alcançaram esse objetivo. Pode parecer um excelente número. Mas volte ao contingente de alunos. Duzentos empreendedores de sucesso representam 1% do universo de pessoas que passaram pelo treinamento. UM POR CENTO. Chances mínimas. E nesse ar...

Entrevista de Alex Kunrath, Gestor Comercial da IDAti, à Fecomércio DF

  A Fecomércio-DF abordou o tema "Mande seu cliente para a concorrência" onde, dentre os especialistas consultados,  Alex  Kunrath,  Consultor Sênior  da IDAti concedeu a entrevista que segue aqui publicada na íntegra: FECOMÉRCIO: Quais são as principais falhas que levam um comércio a perder clientes, em sua opinião? Gostaríamos de destacar pontos que passem além do atendimento. Quais os pontos você destacaria e por que? O que ocorre hoje é que grande parte dos empresários não está preparada para se relacionar com seus clientes. Há algumas décadas atrás, os empresários possuíam relações estreitas com grande parte de seus clientes, conhecendo nome e família, procedência, gostos e desejos. Muitos podem dizer que isto é da época das pequenas mercearias, do caderninho e do simpático português que atendia atrás do balcão e sabia tudo da vida de todos os seus clientes do bairro. Pois a realidade que se impõe hoje é justamente essa: voltar a se rel...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...