Pular para o conteúdo principal

Recessão: perigo ou oportunidade?


Um ambiente de recessão apresenta diversos perigos para as organizações. E Oportunidades.

O caminho certo é se assustar ou se preparar para ganhar mercado?


Os que se assustam com o prognóstico de uma recessão são aqueles que foram reativos até o presente momento.

Perceba: já está desenhado há anos o cenário atual. E, se o pior ainda está por vir, por que os empresários, em geral, não se prepararam?

Amigo leitor, temos aqui dois perfis de gestores a analisar (Vamos excluir aqueles que trabalham em mercados estáveis, commodities ou no setor financeiro, nos atendo à nossa realidade – somos predadores disputando cada palmo do mercado):

      1)      Inovadores, que buscaram novas técnicas e estratégias para guiar seus negócios (e esses, apesar de todo o cenário negativo, não estão com medo).

      2)      Reativos, que quando surge uma variação econômica se assustam, demitem, perdem grande parte de sua rentabilidade e correm atrás de soluções mágicas para seus negócios.

Para uma empresa em um mercado altamente competitivo, só interessa a inovação. Sim amigo, você precisa inovar e se diferenciar, seja em termos de produtos, serviços, logística ou gestão de tempo dos seus clientes.

John D. Rockefeller, um dos gigantes da história da indústria, teve seu auge nos negócios justamente quando seus concorrentes se desesperaram com a crise econômica sem precedentes que atingia seus negócios. Com sua empresa, a Standard Oil, chegou a refinar quase 90% do petróleo mundial.
E por quê? Porque a crise era uma oportunidade de expandir seus negócios: de comprar empresas em situação falimentar, de impor negociações desiguais a seu favor. Ele estava preparado para a crise e havia planejado todos os detalhes do seu processo de expansão. Os demais foram tragados por um cenário econômico desfavorável.



No Brasil temos o exemplo do Plano Collor: quando este abriu a economia brasileira, retirando proteções econômicas clássicas que tornavam confortável a situação do empresariado brasileiro, a ampla maioria destes empresários simplesmente faliu.

Quem sobreviveu? Quem modernizou sua produção, quem investiu se preparando para competir no mercado internacional.

A última década parece ter anestesiado muitos dos empresários brasileiros. O crescimento do crédito, a entrada de consumidores antes excluídos do mercado, um sentimento de “bonança econômica" engessou diversos empresários no país. E agora esses empresários estão com medo.

Se você não é um inovador, busque auxílio. Contrate pessoas de excelência para sua equipe. Modernize sua gestão agora e tente resistir à tempestade que se aproxima.

Com certeza a ampla maioria dos seus concorrentes agora está apertando o cerco às suas equipes comerciais, fazendo promoções e tentando resistir no mercado perdendo o mínimo de rentabilidade. Mas essas ações desgastam as equipes, extenuam as negociações com seus clientes e fornecedores. Se a situação econômica se agravar e a crise chegar ao nosso país com a força que alguns analistas prevêem, em breve essas ações de simples ajuste de custos e de vendas serão insuficientes até para a garantia a obtenção de margens mínimas de rentabilidade.

O caminho é modernizar sua gestão. Modernizar não necessariamente envolve tecnologia amigo: envolve práticas e estratégias. Envolve pensar o seu negócio e o futuro do seu mercado. A entrada ou saída de certos mercados, a gestão do mix de produtos e serviços, assim como a gestão eficiente de sua equipe e de sua carteira de clientes.

Você ainda tem tempo, mas corra!

Agora uma dúvida para você responder: qual vai ser sua versão sobre as dificuldades dos próximos anos? A de quem venceu, se diferenciou da concorrência e teve seu auge com a queda da ampla maioria dos concorrentes ou a versão daquele que faliu porque a economia estava ruim para seus negócios?

Sorte é para os despreparados. Prepare-se para que apenas seus concorrentes se agarrem a ela.


Autor: ALEX KUNRATH, Consultor Sênior IDAti


A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.
www.idati.com.br/consultoria



Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:


O site Aulas de Negócios é um compêndio de materiais de consultoria e treinamento desenvolvido pela IDAti e seu conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610, de 1998. Todos os materiais são para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que a replicação desses conteúdos em sites, aulas, palestras e consultorias, sem a prévia autorização, será considerada crime de violação de direitos autorais.

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias de Vendas na área da Saúde em 7 passos

Um desafio latente dos profissionais da área da saúde é vender os serviços prestados. Os conselhos impõe diversas restrições aos mecanismos tradicionais de estratégias comerciais, o que torna ainda mais complexa a tarefa de destacar clínicas ou mesmo consultórios no mercado. O caminho da venda para esses profissionais, sejam profissionais liberais ou mesmo gestores contratados, é indireto. Você não pode utilizar preços e promoções como ferramentas de divulgação. Sua comunicação basicamente será institucional, o que não permite uma conversão mais agressiva de vendas. Então, quais os caminhos para se estabelecer nesse mercado? Primeiro passo: se posicione Escolha um nicho de mercado onde vai atuar e para o qual você terá o foco de conversão de resultados mais sólido. Nenhuma empresa possui soluções para todas as pessoas. E isso inclui clínicas e consultórios.  Portanto, você deve definir seu público-alvo: qual a faixa etária, qual a renda, qual o per...

O que está por trás da censura no Facebook e no Youtube?

Você já deve ter visto diversas pessoas falarem sobre o tema. Estão perdendo relevância, seus conteúdos não chegam para inscritos ou contatos nas redes sociais. E isso é verdade. Nesse artigo você vai entender como funciona essa sistemática. A eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos iniciou uma mudança nos algoritmos dessas redes, assim como um controle de palavras-chave e relevância. Pessoas que se tornaram engajadas em temáticas polêmicas sofrem com o chamado Shadowban. ·       O que é Shadowban? Em bom português, o shadowban é o banimento para as sombras, isso é, estão escondendo pessoas e canais em redes sociais. Os “escondidos” não são preferência em buscas espontâneas, tais como os “vídeos mais assistidos”, diminuindo a atração de novos seguidores, assim como a cada publicação aparecem para uma parcela cada vez mais restrita de seus seguidores ou inscritos. No caso de um perfil pessoal, uma parcela ínfima de ...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...