Pular para o conteúdo principal

Montagem de Orçamento: Marketing e Vendas Integrados


Como montar um orçamento comercial? Essa é uma dúvida muito comum entre gestores, sejam da área de marketing ou de vendas. Esse artigo busca lhe ajudar em suas definições comerciais.

Vamos iniciar de um pressuposto: Marketing e Vendas não são departamentos separados, fazem parte da mesma matriz de custos da organização. Então devem ser considerados correlatos em sua orçamentação.

Nesse momento gestores de ambas as áreas já estarão arredios. Afinal, como assim fazer um orçamento conjunto?

Simples. Uma área influencia a outra.

Assim como ambas influenciam a produção, o financeiro, o desenvolvimento de produtos, entre tantos. Então, simplesmente opte por pensar em Vendas como uma área correlata à Marketing.
Vendas fazem parte de Marketing. Ao menos na teoria, porque na prática empresarial brasileira as áreas são independentes. De forma totalmente equivocada.

Vamos abrir esse conceito. Se o orçamento fosse conjunto, as métricas seriam:

- Curto Prazo: 0-6 meses.
O foco é vender. Não importa o que os gerentes digam a respeito, uma organização não sobrevive sem vendas.

- Médio Prazo: 6-12 meses.
Aqui o foco é desenvolver a interação com clientes, usando as métricas necessárias. Trata-se de um trabalho integrado entre os agentes e marketing e de vendas.

- Longo Prazo: 12-36 meses
Foco no fortalecimento da Marca, comumente chamado nos estudos de Marketing de Branding.
São apenas 3 vetores de análise: curto, médio e longo prazo.

Perceba: uma organização não pode DEVE pensar em orçamentos diferentes para a área comercial. Justamente porque estão interligados.

Um dos maiores erros, e mais comuns, é departamentalizar subáreas comerciais, com metas e objetivos dissonantes. Quantas vezes ouvimos em nossa prática que estão faltando recursos de marketing ou de vendas? O objetivo não deveria ser comum?

As vendas são um braço de marketing e devem estar alinhadas aos objetivos organizacionais. Assim como Marketing é uma área estratégica da organização, fundamental para manter sua competitividade e inovação.

Se sua organização não trabalha dessa maneira, com certeza é reativa. Confira o vídeo:



O desafio atual é a Inovação. Permanente. Constante.

Como criar orçamentos e metas separados?

Nas organizações mais competitivas, as metas são consonantes. Alinhadas com os objetivos organizacionais. Toda a organização segue uma linha, independente dos setores. Todos se alinham para alcançar objetivos estratégicos e não simplesmente metas individuais.

Se você tem dúvidas acera como montar um orçamento comercial, segue uma breve aulas acerca esses desafios. Os exemplos de pequenas empresas se refletem em organizações de todos os portes:



É praticamente incrível, mas empresas de qualquer porte erram nessa questão.

O desafio é o de criar métricas inovadoras. Criar processos inovadores. Moldar o futuro da sua empresa como líder de mercado.


E gerenciar corretamente Marketing e Vendas faz parte do processo de reestruturação que qualquer organização que deseja conquistar o mercado precisa aprender.


Alex Kunrath
Consultor Sênior da IDAti








A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.


Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:



Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias de Vendas na área da Saúde em 7 passos

Um desafio latente dos profissionais da área da saúde é vender os serviços prestados. Os conselhos impõe diversas restrições aos mecanismos tradicionais de estratégias comerciais, o que torna ainda mais complexa a tarefa de destacar clínicas ou mesmo consultórios no mercado. O caminho da venda para esses profissionais, sejam profissionais liberais ou mesmo gestores contratados, é indireto. Você não pode utilizar preços e promoções como ferramentas de divulgação. Sua comunicação basicamente será institucional, o que não permite uma conversão mais agressiva de vendas. Então, quais os caminhos para se estabelecer nesse mercado? Primeiro passo: se posicione Escolha um nicho de mercado onde vai atuar e para o qual você terá o foco de conversão de resultados mais sólido. Nenhuma empresa possui soluções para todas as pessoas. E isso inclui clínicas e consultórios.  Portanto, você deve definir seu público-alvo: qual a faixa etária, qual a renda, qual o per...

O que está por trás da censura no Facebook e no Youtube?

Você já deve ter visto diversas pessoas falarem sobre o tema. Estão perdendo relevância, seus conteúdos não chegam para inscritos ou contatos nas redes sociais. E isso é verdade. Nesse artigo você vai entender como funciona essa sistemática. A eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos iniciou uma mudança nos algoritmos dessas redes, assim como um controle de palavras-chave e relevância. Pessoas que se tornaram engajadas em temáticas polêmicas sofrem com o chamado Shadowban. ·       O que é Shadowban? Em bom português, o shadowban é o banimento para as sombras, isso é, estão escondendo pessoas e canais em redes sociais. Os “escondidos” não são preferência em buscas espontâneas, tais como os “vídeos mais assistidos”, diminuindo a atração de novos seguidores, assim como a cada publicação aparecem para uma parcela cada vez mais restrita de seus seguidores ou inscritos. No caso de um perfil pessoal, uma parcela ínfima de ...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...