Pular para o conteúdo principal

O Brasil está a caminho de uma recessão

IDAti  possui um claro posicionamento de lisura e transparência com nossos parceiros e clientes, portanto nesta newsletter iremos apresentar um prognóstico que é renegado pelos meios de comunicação tradicionais: o Brasil irá entrar em recessão. 

Nossa intenção com este alerta é auxiliar sua empresa a se precaver a tempo da intempérie que atingirá o mercado. Estimamos que a crise irá atingir o país já no final do primeiro semestre de 2012. 

Abaixo seguem alguns resumos de parte do material analisado pelos nossos consultores, escolhidos por serem de fácil interpretação e visualização do cenário que estamos prevendo para o próximo semestre.



Crédito:
A dívida total do consumidor atingiu R$ 653 bilhões em abril e equivale a 40% da massa anual de rendimentos do trabalho e da Previdência. A dívida da população cresce ao ritmo de R$ 10,5 bilhões ao mês (média dos 16 meses apresentados em estudo do Estado de São Paulo).
Os números da dívida da população brasileira:
·         Abril 2011: 653 bilhões
·         Abril 2010: 524 bilhões
·         Dezembro de 2009: 485 bilhões
Em abril de 2011, cada brasileiro teria que entregar 4,8 meses de rendimentos para quitar suas dívidas.
Já a FECOMÉRCIO-SP também fez um levantamento, confirmando o avanço do endividamento do consumidor. De janeiro a maio deste ano (2011), 64%, em média, das famílias que vivem nas 27 capitais do País tinham dívidas, ante 61% em igual período de 2010. O valor médio da dívida aumentou 17,64%, de R$ 1.298 mensais, entre janeiro e maio do ano passado, para R$ 1.527 mensais em igual período deste ano.
Mercado de Capitais
O Ibovespa registrou perdas de cerca de 15% entre 30 de junho de 2011 e 30 de setembro de 2011.   
Dados IBGE sobre a indústria nacional:
Indústria tem redução na produção industrial no último trimestre de 2% (-2% em relação ao período anterior). O prolongamento da safra de fumo foi responsável pelo crescimento de 38,3% do setor, o que amenizou a queda geral da produção.
Indicadores:
bens de consumo duráveis (-2,9%)
bens de consumo semi e não duráveis (-0,9%)
bens intermediários (-0,2%)
Média móvel trimestral ficou em -0,4%
Indústria Automobilística:
As maiores montadoras brasileiras (Volkswagen, Fiat, GM, Ford e Scania) anunciaram férias coletivas para seus funcionários a partir de setembro de 2011.
e-commerce:
Ao contrário do que algumas empresas de consultoria previram no início de 2011, não está havendo o crescimento de volume de 30% a 70% na demanda do comércio virtual. 



IDAti Consultoria e Treinamento: www.idati.com.br

O site Aulas de Negócios é um compêndio de materiais de consultoria e treinamento desenvolvido pela IDAti e seu conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610, de 1998. Todos os materiais são para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que a replicação desses conteúdos em sites, aulas, palestras e consultorias, sem a prévia autorização, será considerada crime de violação de direitos autorais.

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias de Vendas na área da Saúde em 7 passos

Um desafio latente dos profissionais da área da saúde é vender os serviços prestados. Os conselhos impõe diversas restrições aos mecanismos tradicionais de estratégias comerciais, o que torna ainda mais complexa a tarefa de destacar clínicas ou mesmo consultórios no mercado. O caminho da venda para esses profissionais, sejam profissionais liberais ou mesmo gestores contratados, é indireto. Você não pode utilizar preços e promoções como ferramentas de divulgação. Sua comunicação basicamente será institucional, o que não permite uma conversão mais agressiva de vendas. Então, quais os caminhos para se estabelecer nesse mercado? Primeiro passo: se posicione Escolha um nicho de mercado onde vai atuar e para o qual você terá o foco de conversão de resultados mais sólido. Nenhuma empresa possui soluções para todas as pessoas. E isso inclui clínicas e consultórios.  Portanto, você deve definir seu público-alvo: qual a faixa etária, qual a renda, qual o per...

O que está por trás da censura no Facebook e no Youtube?

Você já deve ter visto diversas pessoas falarem sobre o tema. Estão perdendo relevância, seus conteúdos não chegam para inscritos ou contatos nas redes sociais. E isso é verdade. Nesse artigo você vai entender como funciona essa sistemática. A eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos iniciou uma mudança nos algoritmos dessas redes, assim como um controle de palavras-chave e relevância. Pessoas que se tornaram engajadas em temáticas polêmicas sofrem com o chamado Shadowban. ·       O que é Shadowban? Em bom português, o shadowban é o banimento para as sombras, isso é, estão escondendo pessoas e canais em redes sociais. Os “escondidos” não são preferência em buscas espontâneas, tais como os “vídeos mais assistidos”, diminuindo a atração de novos seguidores, assim como a cada publicação aparecem para uma parcela cada vez mais restrita de seus seguidores ou inscritos. No caso de um perfil pessoal, uma parcela ínfima de ...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...