Pular para o conteúdo principal

O Brasil está a caminho de uma recessão

IDAti  possui um claro posicionamento de lisura e transparência com nossos parceiros e clientes, portanto nesta newsletter iremos apresentar um prognóstico que é renegado pelos meios de comunicação tradicionais: o Brasil irá entrar em recessão. 

Nossa intenção com este alerta é auxiliar sua empresa a se precaver a tempo da intempérie que atingirá o mercado. Estimamos que a crise irá atingir o país já no final do primeiro semestre de 2012. 

Abaixo seguem alguns resumos de parte do material analisado pelos nossos consultores, escolhidos por serem de fácil interpretação e visualização do cenário que estamos prevendo para o próximo semestre.



Crédito:
A dívida total do consumidor atingiu R$ 653 bilhões em abril e equivale a 40% da massa anual de rendimentos do trabalho e da Previdência. A dívida da população cresce ao ritmo de R$ 10,5 bilhões ao mês (média dos 16 meses apresentados em estudo do Estado de São Paulo).
Os números da dívida da população brasileira:
·         Abril 2011: 653 bilhões
·         Abril 2010: 524 bilhões
·         Dezembro de 2009: 485 bilhões
Em abril de 2011, cada brasileiro teria que entregar 4,8 meses de rendimentos para quitar suas dívidas.
Já a FECOMÉRCIO-SP também fez um levantamento, confirmando o avanço do endividamento do consumidor. De janeiro a maio deste ano (2011), 64%, em média, das famílias que vivem nas 27 capitais do País tinham dívidas, ante 61% em igual período de 2010. O valor médio da dívida aumentou 17,64%, de R$ 1.298 mensais, entre janeiro e maio do ano passado, para R$ 1.527 mensais em igual período deste ano.
Mercado de Capitais
O Ibovespa registrou perdas de cerca de 15% entre 30 de junho de 2011 e 30 de setembro de 2011.   
Dados IBGE sobre a indústria nacional:
Indústria tem redução na produção industrial no último trimestre de 2% (-2% em relação ao período anterior). O prolongamento da safra de fumo foi responsável pelo crescimento de 38,3% do setor, o que amenizou a queda geral da produção.
Indicadores:
bens de consumo duráveis (-2,9%)
bens de consumo semi e não duráveis (-0,9%)
bens intermediários (-0,2%)
Média móvel trimestral ficou em -0,4%
Indústria Automobilística:
As maiores montadoras brasileiras (Volkswagen, Fiat, GM, Ford e Scania) anunciaram férias coletivas para seus funcionários a partir de setembro de 2011.
e-commerce:
Ao contrário do que algumas empresas de consultoria previram no início de 2011, não está havendo o crescimento de volume de 30% a 70% na demanda do comércio virtual. 



IDAti Consultoria e Treinamento: www.idati.com.br

O site Aulas de Negócios é um compêndio de materiais de consultoria e treinamento desenvolvido pela IDAti e seu conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610, de 1998. Todos os materiais são para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que a replicação desses conteúdos em sites, aulas, palestras e consultorias, sem a prévia autorização, será considerada crime de violação de direitos autorais.

Postagens mais visitadas deste blog

As Tartarugas sobre Postes

Muitas vezes cedemos ao impulso de sobrevalorizar pessoas nas quais confiamos. Escolhemos pessoas que nos são caras, que criaram um vínculo emocional conosco. E que se tornam leais com o passar do tempo, parceiras em momentos de necessidade. Pessoas que devem sim ser valorizadas.  Mas quando você valoriza essa pessoa, está pensando na organização ou nos seus valores pessoais? Perceba, pessoas possuem perfis ou afins ou díspares. E não é porque não temos uma boa comunicação com uma pessoa de um perfil antagônico ao nosso que ela se torna menos competente. Assim como pessoas que criam afinidade, elos emocionais conosco, não necessariamente são mais competentes. Gestão envolve decidir. E nem sempre estamos preparados para decidir corretamente. Humanos são seres extremamente sociais. E afinidades são caras para nós. Então quando surge uma boa oportunidade de promover alguém da sua equipe você simplesmente pesa mais afinidades que competências...

Manual de Vendas Externas

Manual de Vendas Externas mais lido do Brasil, desenvolvido pela IDAti Consultoria, à pedidos de alguns clientes. Inicialmente foi publicado no site Administradores.com, chegando à marca de um milhão de leituras. Optamos por disponibilizar exclusivamente em nosso site a partir desse momento. A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional. www.idati.com.br ______________________________ MANUAL DE VENDAS - BASES                                                Introdução:     Existe alguma fórmula secreta que transforme atendentes em vendedores? Será que existe o dom em certas pessoas que receberam a...

Desconstruindo a Fórmula de Lançamento

A famosa Fórmula de Lançamento, desenvolvida por Jeff Walker nos Estados Unidos e trazida para o Brasil por Érico Rocha, já está no mercado nacional há alguns anos. Apenas no Brasil foram 10 lançamentos da fórmula, com mais de 20.000 alunos oriundos dessa estratégia. A pergunta a ser respondida nesse artigo é: essa metodologia vale a pena para seu empreendimento? Antes de apresentar os passos e os cenários que você irá enfrentar, gostaria de deixar uma mensagem bem clara em sua mente: em um dos momentos de vendas da fórmula é apresentado um palco com empreendedores que fizeram 6 dígitos em 7 dias, isso é, mais de 100.000 reais. O número varia, mas vamos arredondar para 200. Duzentas pessoas aplicaram com eficácia a fórmula e alcançaram esse objetivo. Pode parecer um excelente número. Mas volte ao contingente de alunos. Duzentos empreendedores de sucesso representam 1% do universo de pessoas que passaram pelo treinamento. UM POR CENTO. Chances mínimas. E nesse ar...

Entrevista de Alex Kunrath, Gestor Comercial da IDAti, à Fecomércio DF

  A Fecomércio-DF abordou o tema "Mande seu cliente para a concorrência" onde, dentre os especialistas consultados,  Alex  Kunrath,  Consultor Sênior  da IDAti concedeu a entrevista que segue aqui publicada na íntegra: FECOMÉRCIO: Quais são as principais falhas que levam um comércio a perder clientes, em sua opinião? Gostaríamos de destacar pontos que passem além do atendimento. Quais os pontos você destacaria e por que? O que ocorre hoje é que grande parte dos empresários não está preparada para se relacionar com seus clientes. Há algumas décadas atrás, os empresários possuíam relações estreitas com grande parte de seus clientes, conhecendo nome e família, procedência, gostos e desejos. Muitos podem dizer que isto é da época das pequenas mercearias, do caderninho e do simpático português que atendia atrás do balcão e sabia tudo da vida de todos os seus clientes do bairro. Pois a realidade que se impõe hoje é justamente essa: voltar a se rel...

O melhor restaurante de Londres no TripAdvisor ... que não existe.

Como a indução das pessoas pode alavancar negócios? Opiniões em redes sociais são fidedignas? O que devemos avaliar sobre o caso? The Shed at Dulwich é uma criação de um jovem londrino que resolveu desafiar a lógica do TripAdvisor. Estamos em um momento histórico de análise de Marketing, onde a simples propaganda de uma empresa e suas referências técnicas sobre produtos e serviços já é vista como potencialmente enganosa pelos consumidores. Hoje o papel dos influenciadores é formidável na tomada de decisões de nossos potenciais consumidores. Amigos, familiares, círculos sociais, redes sociais, fóruns de interação, vídeos de outros “consumidores” (muitas vezes de maneira patrocinada) acerca a experiência que os mesmos tiveram com produtos e serviços são parte fundamental de análise para o processo de compra. Nesse sentido o TripAdvisor cresceu e se consolidou como uma das fontes de informações mais relevantes do ambiente virtual. Moradores e viajantes avaliam estabel...