Pular para o conteúdo principal

Venda em inglês mesmo sem funcionários treinados para tanto



Caro empresário, capacitar pessoas para apresentar produtos e serviços em inglês não é tarefa fácil. 


No mercado você encontra “treinamentos” de vendas na língua inglesa, de aproximadamente 60 horas. Ora, se os seus vendedores em geral não são qualificados para vender em português, qual o milagre que os fará vender em língua inglesa, quando sabidamente um bom curso de inglês envolve anos de estudos na língua para se adquirir fluência?

Não existe milagre. Ou você tem vendedores fluentes na língua ou o que conseguirá é fazer uma descrição básica descritiva, além da conversão de seus preços para dólar ou euro, sempre torcendo pela boa vontade do turista em adquirir o que lhe é ofertado sem que este compreenda bem os diferenciar do seu produto/serviço.

É possível mudar este quadro sem altos investimentos? Sim, use a tecnologia a seu favor!

Uma tecnologia muito difundida no exterior é o QR Code:


Com o QR Code, uma espécie de código de barras em 3D, você disponibiliza ao seu cliente um link para informações sobre o seu produto/serviço na internet. Essas informações podem estar em formato texto, áudio, vídeo ou qualquer outro que você julgar interessante disponibilizar para acesso em um smartphone.
Quando o turista visualizar o QR Code em seu produto, cardápio, folder, etc, este poderá ter acesso rápido a todas as informações que precisa para tomar sua decisão de compra!

Um vídeo em inglês pode substituir a argumentação do seu vendedor. Selecione seus principais produtos/serviços e monte sua apresentação em inglês (ou outras línguas, de acordo com seu público-alvo). Acrescente poder de argumentação às suas vendas!

Nos roteiros que eu desenvolvo para meus clientes, procuro utilizar técnicas de neuromarketing para aumentar a persuasão da venda. Porém, se você não tem como investir em um roteiro de venda qualificado, uma equipe de filmagem e um ator fluente em língua inglesa, faça algo básico que apresente os diferenciais de seu negócio, produto e serviço, mesmo que de forma “caseira”, e tenha um diferencial crucial para aumentar suas vendas!

Se optares por esta sugestão, lembre: é muito importante que seu estabelecimento possua wi fi para garantir que o turista tenha acesso à internet para visualizar seu conteúdo.


Good sales!


Alex Kunrath, Consultor Sênior 
IDAti Consultoria e Treinamento:
www.idati.com.br

A IDAti é empresa de Consultoria e Treinamento especializada em Reestruturação Comercial (Marketing e Vendas integrados) de Porto Alegre, RS, com atuação nacional.



Conheça nossos cursos online e tenha acesso à materiais exclusivos para download:


O site Aulas de Negócios é um compêndio de materiais de consultoria e treinamento desenvolvido pela IDAti e seu conteúdo é protegido pela Lei nº 9.610, de 1998. Todos os materiais são para seu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que a replicação desses conteúdos em sites, aulas, palestras e consultorias, sem a prévia autorização, será considerada crime de violação de direitos autorais.

Postagens mais visitadas deste blog

O poder do reconhecimento

No desempenho de nossas funções estamos acostumados a cobrar ou ser cobrados. Prazos, metas, entrega de relatórios e análises ... mas e quando fazemos um trabalho muito bom? O que mantém você em seu emprego? Estabilidade? Renda? Plano de carreira? Reconhecimento? Todos os fatores são importantes, mas o que faz você realmente gostar do que faz? Racionalmente, em geral, vamos escolher oportunidades de crescimento profissional. É difícil alguém confessar que gosta mesmo é de tomar coca-cola sentado no escritório em seu ar-condicionado. E como existem os adoradores da estabilidade ... mas enfim, vamos nos ater a nosso foco e voltar ao assunto. Tendemos a buscar reconhecimento. Isso é uma característica humana, a busca pela aceitação, seja de terceiros, seja própria, em nossas vidas. Abra seu Facebook: quantos contatos estão realmente sendo sinceros em suas postagens? A maioria quer demonstrar uma vida radiante, feliz e cheia de eventos e fatos que comprovem que são pessoas int...

Estudo de Caso - As 15 Lojas

Ambiente (2016) Procurados por uma empresa de venda de chocolates Premium com o objetivo de alavancar as vendas em seus PDVs. Apresentação da Empresa A empresa é um grande Franqueado no varejo do RS e possui aproximadamente 15 PDVs com uma equipe de vendas flutuante de 40 a 60 colaboradores. Para a execução das atividades a empresa precisa atender a todos os critérios de qualidade da Franqueadora, o que afeta diretamente na sua receita, o franqueado é exemplo na organização dos seus PDVs e acompanhamento dos indicadores impostos, ficando com um gap no quesito vendas. Já foram realizadas ações com o objetivo de aumentar a circulação de clientes nos PDVs e captação externa de clientes. Consultoria Iniciamos a consultoria com um foco principal definido pelo contratante: aumentar o ticket médio de vendas para os clientes, sem aumento ou ações de captação de clientes. Dividimos a consultoria nas seguintes etapas: ·   ...

A integração do Marketing On-line e Off-line e sua influência em vendas

Marketing possui significado muito mais simples do que a maioria dos autores tentam explicar. Market é Mercado, Ing (interagindo, fazendo). Então vemos a interação, a constante adaptação de estratégias e posturas de uma empresa diante do mercado. Para nosso debate, Praça já foi objeto de estudos, nos anos 60-70, dentro dos 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção), significando Disponibilidade dentro de uma estrutura de segmentação de público-alvo. Então a Promoção ativaria esses clientes, criando interesse por parte de seus consumidores-alvo, seus Produtos seriam criados e posicionados pela sua qualidade, assim como variáveis de Preço (questões financeiras relativas ao mesmo) seriam o ponto final de análise da sua estrutura estratégica interna. Mas como se encaixa a venda on-line nesse modelo? Simples, alguns dirão: coloque seu produto ou serviço na internet, divulgue, venda e tenha um bom prestador de serviços para entregas. Use a promoção on-line, redes sociai...