Pular para o conteúdo principal

Estudo de Caso - As 15 Lojas


Ambiente (2016)

Procurados por uma empresa de venda de chocolates Premium com o objetivo de alavancar as vendas em seus PDVs.


Apresentação da Empresa


A empresa é um grande Franqueado no varejo do RS e possui aproximadamente 15 PDVs com uma equipe de vendas flutuante de 40 a 60 colaboradores.


Para a execução das atividades a empresa precisa atender a todos os critérios de qualidade da Franqueadora, o que afeta diretamente na sua receita, o franqueado é exemplo na organização dos seus PDVs e acompanhamento dos indicadores impostos, ficando com um gap no quesito vendas.


Já foram realizadas ações com o objetivo de aumentar a circulação de clientes nos PDVs e captação externa de clientes.


Consultoria


Iniciamos a consultoria com um foco principal definido pelo contratante: aumentar o ticket médio de vendas para os clientes, sem aumento ou ações de captação de clientes.


Dividimos a consultoria nas seguintes etapas:


·         Visita do cliente oculto em PDVs.

·         Visita em PDVs, entrevista com os gerentes/coordenadores.

·         Palestra motivacional e treinamento em vendas.

·         Atuação Direta no PDV.

·         Acompanhamento da equipe Campanha ticket médio.


Etapas:


1 - Visita do cliente oculto em PDVs.

Realizada visita em diversos PDVs do cliente, com o objetivo de analisar a atuação e aderência dos colaboradores ao manual de atendimento da franqueadora, bem como identificar falhas no atendimento ao cliente.


2 - Visita em PDVs, entrevista com os gerentes/coordenadores.

Entendimento do dia de trabalho, verificação das técnicas utilizadas e acompanhamento da rotina de vendas. Acompanhar a aplicação das técnicas e exigências realizadas pela franqueadora no atendimento aos clientes, aplicando questionários aos gerentes/coordenadores para identificar a aderência ao manual do franqueado.


3 - Palestra motivacional e treinamento em vendas.

Aprofundamento nos itens de qualidade em vendas exigidos pelo manual do franqueado, exibição de técnicas de vendas e atendimento ao cliente.


4 - Atuação Direta no PDV.

Optamos pelo trabalho de um Especialista da IDAti diretamente no PDV do cliente como vendedor, aplicando e demonstrando para os colaboradores as técnicas de vendas e atendimento ao cliente, com o objetivo de demonstrar para a equipe de vendas as possibilidades de melhorar o atendimento aos clientes e, consequentemente, aumentar o Ticket Médio nas transações.


5 - Acompanhamento da equipe, Campanha ticket médio.

O Especialista da IDAti atuou por 8 dias com toda equipe de vendas, comparando o resultado dos dias da campanha com as vendas dos dias anteriores. O objetivo principal era aumentar o ticket médio de vendas de todos os colaboradores, fazendo com que a empresa gerasse mais receitas e aproveitasse melhor a visita dos clientes em seus PDVs, fazendo com que os vendedores enxergassem seus números individuais e buscando através de incentivos o aumento do ticket médio.


Números da Campanha ticket médio:

Número de vendedores no período: 60

Incremento de ticket durante consultoria: 24%

Incremento de faturamento durante consultoria: 33%

Vendedores que superaram seus números durante consultoria: 44 vendedores (78%)



Sugestões de melhoria:


·         > Efetuar treinamentos de reciclagem sobre o produto e o mercado.
      
     Falar diretamente sobre os produtos e o mercado, com aplicação de testes de conhecimento, buscando o entendimento do assunto abordado.
·         
      >Efetuar treinamento de contorno de objeções e atendimento ao cliente.
       
       O vendedor não pode abandonar o atendimento do cliente ao receber uma negativa.

·         > Efetuar laboratórios de vendas com os vendedores de pior resultado.

      Fundamental efetuar laboratórios de vendas com as equipes, onde o vendedor precisa efetuar o passo a passo do atendimento diversas vezes em diferentes simulações de atendimento ao cliente, criando diferentes tipos de script de atendimento para diferentes tipo de clientes.

·         > Acompanhamento diário da Equipe

      O envio diário do relatório de desempenho da equipe ajuda a criar competitividade, reconhecimento do grupo e ajuda a eliminar os consultores desinteressados que ficam se escondendo com performances ruins.



EQUIPE IDATI













Postagens mais visitadas deste blog

Vendas em Janeiro e Fevereiro: um desafio intransponível?

Chegado o final de ano, o que se percebe no comércio em geral é uma grande euforia natalina que precede a grande baixa de vendas que ocorre no período de janeiro e fevereiro. Será esta uma realidade imutável? Sua empresa pode trabalhar formas de diminuir os efeitos da sazonalidade em seu negócio? Este artigo traz algumas perspectivas diferentes a serem analisadas, de forma a contribuir para uma passagem mais sadia pelos meses iniciais do ano. O primeiro ponto a ser analisado: Janeiro e Fevereiro são períodos historicamente difíceis para a atividade comercial. Por partir deste pressuposto as empresas em geral já trabalham com perspectivas mais modestas de vendas, o que se reflete em uma maneira menos agressiva de trabalho neste período. Qual o primeiro passo para fazer um bom resultado neste período do ano? Mudar a maneira como sua empresa irá se portar neste período. Em momentos onde a demanda é menor, vende quem se diferencia. Por que seguir um comportamento padrão de mercado ...

Liderança x Autogestão

A liderança ainda é necessária dentro das empresas modernas? Um tema muito batido e repetido por diversos autores, principalmente autores de livros de “auto-ajuda empresarial”, é a liderança. O papel do líder em uma empresa, seja o líder provedor,o carismático ou mesmo o líder com tendências budistas é enaltecido e glorificado como vital em uma organização.  Mas como nem tudo o que reluz é ouro, venho propor um pensamento diferente: a não necessidade do líder. Quando se fala em liderança, se fala em um homem ou um grupo de homens dotados de carisma e inteligência, capazes de inspirar as pessoas à sua volta e guiar os passos e o comportamento de seus colaboradores ou mesmo colegas. Mas será que uma organização realmente precisa de líderes? Tenho certeza que a resposta automática a esta questão é sim. Mas insisto em desafiar seu raciocínio e tentar quebrar esse paradigma cada vez mais defendido na administração. Vou me apoiar em um conceito muito intere...

CRM para pequenas e médias empresas

Muito se fala em CRM, mas é interessante perceber que pouco conhecimento é aprofundado a respeito do termo. Não confunda CRM com um sistema de informações ou mesmo uma ferramenta. CRM é uma estratégia organizacional e sua empresa pode ser preparada para ela. Qual o futuro das relações da sua empresa com seus clientes? Em um mercado cada vez mais competitivo, é impressionante visualizar o número de empresas que ainda não trabalham com diferenciais na qualidade do relacionamento com seus clientes. Será que o cliente brasileiro ainda não é tão exigente quanto o cliente americano ou europeu? quem partir dessa premissa está com seu negócio fadado ao fracasso. O desenvolvimento do e-commerce trouxe mais um fator de complexidade às relações empresa-cliente: hoje as pessoas podem comprar de empresas do mundo inteiro. Sua empresa não concorre mais com as demais em sua região, concorre com empresas globalizadas. É possível fidelizar clientes nesse cenário? Não. O que é poss...

Compras Coletivas: uma boa opção para o seu negócio ou modismo?

O formato de compras coletivas está se disseminando rapidamente pela internet brasileira: as compras coletivas. Este formato de compras foi criado em 2008 nos EUA e chegou ao Brasil em 2010. A sistemática é simples: um canal de compras coletivas negocia juntamente a uma empresa um desconto (em geral de 40% a 90%) para uma compra única de dezenas, centenas ou mesmo milhares de unidades de certo produto ou de utilizações para determinado serviço.  Para o consumidor essa é uma excelente alternativa. Mas e para as empresas que assumem um grande desconto para um grande número de consumidores esse é um bom negócio? Essa resposta é mais complexa do que parece. É interessante percebermos que o ano da criação do Groupon, primeiro site do gênero nos Estados Unidos, é justamente o ano em que foi desencadeada uma grande crise financeira no país e posteriormente no mundo. Como o poder de compra dos americanos diminuiu drasticamente naquele ano e as empresas passaram a ter excedente...

Idiocracia

Meritocracia realmente existe? quais os critérios para distinção de funcionários e seus méritos? A meritocracia é o jargão da moda nas empresas. Por esse conceito os colaboradores mais capazes e merecedores de reconhecimento são alçados à novas posições. A qualidade do capital humano e sua importância atingem um novo patamar, se tornando parte da gestão estratégica da empresa. Infelizmente a prática nos apresenta outra realidade. Na maioria absoluta das empresas o crescimento profissional está condicionado a critérios subjetivos ou objetivos demais. Os critérios subjetivos envolvem relacionamentos. Quanto mais bem relacionado e bem quisto for um funcionário, maiores suas chances de evoluir na empresa. Perceba: relacionamento não é um sinônimo de qualidade e sim um fator positivo no trabalho em grupo. O fato de uma pessoa trabalhar bem em grupo não diz nada sobre os resultados deste trabalho. Em geral o superior direto busca analisar o perfil dos funcionários, sendo que ...

Estratégias de Vendas na área da Saúde em 7 passos

Um desafio latente dos profissionais da área da saúde é vender os serviços prestados. Os conselhos impõe diversas restrições aos mecanismos tradicionais de estratégias comerciais, o que torna ainda mais complexa a tarefa de destacar clínicas ou mesmo consultórios no mercado. O caminho da venda para esses profissionais, sejam profissionais liberais ou mesmo gestores contratados, é indireto. Você não pode utilizar preços e promoções como ferramentas de divulgação. Sua comunicação basicamente será institucional, o que não permite uma conversão mais agressiva de vendas. Então, quais os caminhos para se estabelecer nesse mercado? Primeiro passo: se posicione Escolha um nicho de mercado onde vai atuar e para o qual você terá o foco de conversão de resultados mais sólido. Nenhuma empresa possui soluções para todas as pessoas. E isso inclui clínicas e consultórios.  Portanto, você deve definir seu público-alvo: qual a faixa etária, qual a renda, qual o per...

O poder do reconhecimento

No desempenho de nossas funções estamos acostumados a cobrar ou ser cobrados. Prazos, metas, entrega de relatórios e análises ... mas e quando fazemos um trabalho muito bom? O que mantém você em seu emprego? Estabilidade? Renda? Plano de carreira? Reconhecimento? Todos os fatores são importantes, mas o que faz você realmente gostar do que faz? Racionalmente, em geral, vamos escolher oportunidades de crescimento profissional. É difícil alguém confessar que gosta mesmo é de tomar coca-cola sentado no escritório em seu ar-condicionado. E como existem os adoradores da estabilidade ... mas enfim, vamos nos ater a nosso foco e voltar ao assunto. Tendemos a buscar reconhecimento. Isso é uma característica humana, a busca pela aceitação, seja de terceiros, seja própria, em nossas vidas. Abra seu Facebook: quantos contatos estão realmente sendo sinceros em suas postagens? A maioria quer demonstrar uma vida radiante, feliz e cheia de eventos e fatos que comprovem que são pessoas int...