Pular para o conteúdo principal

O que é a MP da Liberdade Econômica e quais seus impactos?


Nessa semana entrou em votação no Senado Federal o texto da Medida Provisória n° 881, de 2019, também chamada de MP da Liberdade Econômica.


Essa Medida Provisória tem como foco principal facilitar o empreendimento de negócios no Brasil, diminuindo a burocracia necessária para o início das atividades empresariais. Todo empreendedor precisa conhecer as novas regras que estão sendo apresentadas.


Então segue um apanhado dos pontos mais importantes explicados, de maneira a você se sentir mais confortável sobre o tema. 

Vamos lá:

RESUMIDAMENTE:

Essa MP cuida de três assuntos no âmbito do exercício da atividade econômica:

a) Diretrizes interpretativas para o Poder Público perante os particulares

Hoje Municípios, Estados e a União possuem flexibilidade na interpretação da legislação, sendo possível intervir em negócios de particulares sem mesmo uma legislação objetiva sobre o tema.

Um empreendedor ficava exposto ao poder do Estrado, que a qualquer momento poderia fiscalizar e mesmo punir sua empresa por não estar de acordo com possíveis regras obsoletas que, na interpretação dos fiscais ou dos gestores do município, seriam cabíveis à sua atuação.

Pense no seguinte cenário: temos leis dos anos 60, 70, 80 e 90 em vigência. E sua Startup estava sujeita à sua interpretação subjetiva, mesmo que seu negócio em nada tenha relação com o ambiente histórico de sua criação. Um aplicativo inovador poderia estar sujeito à interpretação de pessoas do poder público que, ou por falta de entendimento ou mesmo má vontade em relação à sua inovação, poderiam impor sanções ao seu negócio.

A MP da Liberdade Econômica impõe regras para essas interpretações, diminuindo o poder de intervenção do Estado em relação às interpretações subjetivas acerca suas atividades.

b) Eliminação ou simplificação de procedimentos administrativos e judiciais no âmbito da Administração Pública

Abrir um negócio e começar a trabalhar envolvia uma série de medidas burocráticas que poderiam levar meses, em alguns casos anos, até a empresa poder se tornar regular. Alvarás e Licenças Prévias, tais como liberação a licença, a autorização, a concessão, a inscrição, a permissão, o alvará, o cadastro, o credenciamento, o estudo, o plano, o registro e os demais atos exigidos se tornam um verdadeiro martírio para os empresários. E essa MP simplifica essas questões, incentivando o início das atividades em tempo e procedimentos burocráticos bastante flexibilizados.

Além disso, com menos poderes de interpretação subjetiva, a capacidade de punir particulares foi reduzida. Você, pequeno empresário, que entrasse em disputa judicial com o Estado, teria altos custos para se defender, já que advogados são dispendiosos. E no final do processo teria um “OK, nós exageramos com você”. A nova Lei impõe punições aos entes do poder público que autuarem ou impedirem sua empresa de seguir suas atividades sem justa causa, baseados simplesmente em interpretações subjetivas sem base factual.

c) Diretrizes interpretativas e desburocratizadoras nas relações entre particulares.

Aqui se busca “deixar claras as regras do jogo” no âmbito da Administração Pública perante os particulares envolvidos em atividade econômica. A ideia é exigir que o Poder Público dispense tratamento normativo adequado e isonômico aos particulares, livrando-os de incertezas e de injustiças e presumindo-lhes a boa-fé (art. 2º, II; e art. 3º, IV).

Presumir boa-fé do pequeno empresário é um ponto vital. Se erros forem cometidos na atividade empresarial, os mesmos serão corrigidos antes de serem punidos, o que diminui o potencial destrutivo das multas e sanções por parte do Estado.

PONTOS PRINCIPAIS DA MP DA LIBERDADE ECONÔMICA:

Atividades de baixo risco, particulares ou empresariais, não precisam de liberação prévia. Você entra com a documentação, faz seu registro e já começa a trabalhar, independente da autorização do Estado. O Estado então irá dispor um prazo para análise da documentação e, se necessário, da estrutura física da empresa. Passado esse prazo a empresa será considerada plena e aprovada, com exceção à casos específicos previstos em Lei.

- Caso não esteja previsto em Lei Municipal ou Estadual o que torna uma atividade de baixo risco, essa será fixada pelo Poder Público Federal.

·        Sua empresa pode trabalhar em qualquer dia e qualquer horário, inclusive feriados, desde que:
- Respeite as normas ambientais, inclusive barulho e sossego público;
- Respeite contratos e regulamentos previamente fixados, como na locação de imóveis ou regras condominiais;

·        Quanto às questões trabalhistas:

- Se atua em um mercado não regulado, você pode definir os valores a serem pagos por produtos ou serviços livremente.
Um caso típico: Patinetes elétricos. Existem pequenos empresários atuando no recolhimento e guarda desses patinetes durante a madrugada. Quem define o preço a ser pago por patinete recolhido é a empresa, sendo o prestador de serviços de recolhimento livre para aceitar os valores e efetuar o serviço ou não. Não existe regulamentação, então as partes são livres para negociar valores.

·         Toda a regulação de atividades, tais como inovações tecnológicas, deverá ser elaborada de acordo com critérios técnicos e atuais, sendo que regular por analogia à leis anacrônicas não é mais possível para o poder público. Ou seja, ou existem regras claras ou não existem. E o empreendedor não pode ser punido na inexistência de regras prévias.

·         Os sócios ou partes de um contrato possuem liberdade para estipular regras, direitos e deveres, com exceção de normas de ordem pública.

·        A documentação da empresa pode ser guardada de maneira digital. Até então você precisaria guardar os comprovantes e documentos de maneira física por 5 anos.

LICITAÇÕES E COTAÇÕES PÚBLICAS DE PREÇOS

CAPÍTULO III, Art. 4º.  É dever da administração pública e das demais entidades que se vinculam a esta Lei, no exercício de regulamentação de norma pública pertencente à legislação sobre a qual esta Lei versa, exceto se em estrito cumprimento a previsão explícita em lei, evitar o abuso do poder regulatório de maneira a, indevidamente:

I - criar reserva de mercado ao favorecer, na regulação, grupo econômico, ou profissional, em prejuízo dos demais concorrentes;
II - redigir enunciados que impeçam a entrada de novos competidores nacionais ou estrangeiros no mercado;
III - exigir especificação técnica que não seja necessária para atingir o fim desejado;
IV - redigir enunciados que impeçam ou retardem a inovação e a adoção de novas tecnologias, processos ou modelos de negócios, ressalvadas as situações consideradas em regulamento como de alto risco;
V - aumentar os custos de transação sem demonstração
de benefícios (...)

REGRAS GERAIS PARA O PODER PÚBLICO:

VI - criar demanda artificial ou compulsória de produto, serviço ou atividade profissional, inclusive de uso de cartórios, registros ou cadastros;
VII - introduzir limites à livre formação de sociedades empresariais ou de atividades econômicas;
VIII - restringir o uso e o exercício da publicidade e propaganda sobre um setor econômico, ressalvadas as hipóteses expressamente vedadas em lei federal; e
IX – exigir, sob o pretexto de inscrição tributária, requerimentos de outra natureza de maneira a mitigar os efeitos do inciso I do caput do art. 3º desta Lei.

AVALIAÇÃO

A MP da Liberdade Econômica se trata de um avanço para o empreendimento de negócios no país, principalmente porque entende que o Estado possuía um poder imensamente desproporcional sobre os novos negócios.

Incentivar o empreendedorismo no país é fundamental para o crescimento econômico, sendo que este conjunto de medidas irá ter um impacto positivo sobre a economia brasileira.

Algumas questões trabalhistas ainda estão em discussão, mas o mercado mundial está se alinhando para maiores flexibilizações.

É importante você, colaborador em uma organização, começar a avaliar a possibilidade de se tornar um autônomo ou um empresário, alavancando seu crescimento individual.

Já para empresários já consolidados, a MP vai gerar mais concorrência. Pequenos entrantes podem começar a dificultar sua posição. Seja mais estratégico e cresça nesse ambiente de maior flexibilidade.

A MP é boa para o país. E boa para você crescer e fazer mais negócios de forma mais livre.

ALEX KUNRATH, CONSULTOR SÊNIOR
www.idati.com.br













Postagens mais visitadas deste blog

Não existem atalhos para o Gestor

Está cada vez mais comum e crescente a busca por soluções mágicas para os negócios. E isso está mais relacionado com a incapacidade pessoal dos gestores e empreendedores que com a validade de formalismos. Qual a grande evolução gerencial das últimas décadas?  Pessoas são um desafio constante, a execução de estratégias, formar um ambiente inovador na sua empresa, redesenhar e agilizar processos, satisfazer e captar clientes cada vez mais exigentes. Isso não é novidade.   A novidade é que existe um verdadeiro deserto de ideias realmente inovadoras e que se enquadrem nos moldes de cada organização. Cada empresa é única. Pessoas são únicas. Estratégias são altamente complexas se configuradas envolvendo diversas áreas e especificidades.   Isso cria uma fórmula de sucesso. Foco, interação entre áreas, pessoas altamente engajadas com o futuro organizacional.  Mas essa estrutura de inovação constante é rara devido à alta complexidade de alinhamento. Buscar alinhar a orga

Como utilizar KPI’s na Gestão Comercial?

A criação de indicadores é a chave para aumentar drasticamente a velocidade das ações organizacionais. No mercado precisamos ser proativos e capazes de tomar decisões em poucas horas. Tradicionalmente as empresas formulam seu planejamento de maneira bimestral, semestral e anual. Os ajustes nesse planejamento ocorrem de maneira reativa às situações de mercado, sejam econômicas, sociais ou mesmo ações da concorrência. E muitas vezes pode ser tarde demais. Por isso os gestores precisam de indicadores, para lhe fornecer respostas imediatas sobre o que está acontecendo no ambiente interno e externo à organização. Na área comercial não poderia ser diferente. Uma gestão baseada em indicadores é garantia de alta performance na área de vendas. Quando se utilizam os indicadores corretos. No vídeo abaixo, em 90 segundos apresento os Indicadores Chave de Performance (KPI’s) para Gestão Comercial: Positivação, Ticket Médio, Mix de Produtos Vendidos, Descontos e Prazos

Apple: a Maçã apodreceu?

Perfis de liderança: o caso da Apple Nesse artigo vamos analisar perfis clássicos de liderança, fugindo dos modelos atuais de autoajuda empresarial. Nos anos 60, Antony Jay, um dos mais brilhantes pensadores da gestão moderna, descreveu 3 tipos de gestores: Iode, Comissário e Híbrido. O Gestor Iode O Iode é um profissional altamente criativo. Sua capacidade de criar é muito acima da média. Porém, não se trata de um executor de tarefas e sim um criador de tendências e modelos. O Gestor Comissário O Comissário é um gestor extremamente abnegado às tarefas e prazos, sendo um gestor capaz de produzir o objetivo fixado de forma pragmática e dentro de prazos. Sua visão de processos é ímpar. Porém, não se trata de um profissional criativo, longe disso. O Gestor Híbrido Esse é o perfil mais raro de gestor, sendo capaz de criar e executar tarefas de maneira extremamente competente. Perceba que estamos tratando de 3 perfis de liderança, sendo dois rivais

Como faço para abrir um negócio próprio?

Essa é uma pergunta frequente que recebemos de nossos inscritos. Então mãos à obra! Caso você esteja pensando em abrir um negócio, vamos começar por uma reflexão: No que você é bom? Pode parecer estranha a pergunta, já que vivemos em uma sociedade que reitera o jargão de fazer o que gosta. Mas trata-se de uma pergunta chave. Ninguém deve abrir um negócio em uma área que não domina. Simples assim. Praticamente todas as áreas possuem uma ampla concorrência estabelecida. Então vem aquele velho pensamento de que seu produto ou serviço é diferente do que o mercado oferece. Você prepara o “melhor suco de tangerina com couve do mercado” e ninguém oferece algo assim. Vamos lá: não importa se os concorrentes não oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Importa se sua solução pode ser substituída. ESSA É A BASE DE QUALQUER PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS: SABER NO QUE VOCÊ OU SUA EQUIPE SÃO EXCELENTES E COMO PODEM ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA COM SUA SOLUÇÃO. Empree

Já pensou que “pode ser” pode ser muito ruim?

Todas as pessoas que possuem acesso a meios de comunicação no Brasil conhecem a propaganda da Pepsi, onde a empresa utiliza o slogan “Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”, quando um cliente não encontra Coca-Cola e lhe é oferecida a opção Pepsi. Pois bem, essa propaganda está surtindo resultado positivos nas vendas da empresa. Porém, mesmo com bons resultados em curto prazo, um olhar mais crítico pode ser crucial para percebermos os abalos que a marca poderá sofrer em médio e longo prazo. Por que? A resposta é simples: posicionamento. Quando analisamos um pouco sobre a história dos refrigerantes de cola, percebemos que a Pepsi rivalizou por anos com a Coca-Cola pelo domínio do mercado mundial. A “nova geração” enfrentava os “tradicionalistas vermelhos” em uma batalha feroz pela preferência dos consumidores, chegando inclusive a ser o refrigerante mais vendido do mundo por um breve período de tempo. A Pepsi tem em sua história o comercial mais caro já produzido, onde Mi

Estudo de Caso - As 15 Lojas

Ambiente (2016) Procurados por uma empresa de venda de chocolates Premium com o objetivo de alavancar as vendas em seus PDVs. Apresentação da Empresa A empresa é um grande Franqueado no varejo do RS e possui aproximadamente 15 PDVs com uma equipe de vendas flutuante de 40 a 60 colaboradores. Para a execução das atividades a empresa precisa atender a todos os critérios de qualidade da Franqueadora, o que afeta diretamente na sua receita, o franqueado é exemplo na organização dos seus PDVs e acompanhamento dos indicadores impostos, ficando com um gap no quesito vendas. Já foram realizadas ações com o objetivo de aumentar a circulação de clientes nos PDVs e captação externa de clientes. Consultoria Iniciamos a consultoria com um foco principal definido pelo contratante: aumentar o ticket médio de vendas para os clientes, sem aumento ou ações de captação de clientes. Dividimos a consultoria nas seguintes etapas: ·           Vis

A integração do Marketing On-line e Off-line e sua influência em vendas

Marketing possui significado muito mais simples do que a maioria dos autores tentam explicar. Market é Mercado, Ing (interagindo, fazendo). Então vemos a interação, a constante adaptação de estratégias e posturas de uma empresa diante do mercado. Para nosso debate, Praça já foi objeto de estudos, nos anos 60-70, dentro dos 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção), significando Disponibilidade dentro de uma estrutura de segmentação de público-alvo. Então a Promoção ativaria esses clientes, criando interesse por parte de seus consumidores-alvo, seus Produtos seriam criados e posicionados pela sua qualidade, assim como variáveis de Preço (questões financeiras relativas ao mesmo) seriam o ponto final de análise da sua estrutura estratégica interna. Mas como se encaixa a venda on-line nesse modelo? Simples, alguns dirão: coloque seu produto ou serviço na internet, divulgue, venda e tenha um bom prestador de serviços para entregas. Use a promoção on-line, redes sociai